segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Você contra o mundo – difícil, mas às vezes imperioso.

Sou admirador da convicção do teólogo Atanásio, bispo de Alexandria, (reconhecido como um dos doutores da Igreja) e ainda um dos mais prolíficos pensadores cristãos gregos.
Segundo biografias deste pensador cristão, quando um amigo seu lhe disse: "Atanásio, o mundo está contra ti", ele respondeu: "Assim seja — Atanásio contra o mundo" Nos seus últimos sete anos, Atanásio passou-os em Alexandria, onde morreu no ano 373. Suas idéias, muito depois de sua morte, foram vitoriosas e aceitas, tanto no Oriente como no Ocidente. Foram reconhecidas e seguidas pela Igreja do Senhor Jesus.
Às vezes as circunstâncias, ou melhor, a vontade de Deus nos impõe ser um "Atanásio contra mundo". Não é nada fácil, remar na vida contra a maré, contra conceitos errôneos pré-estabelecidos e arraigados; realmente é difícil se opor àquilo que está errado porque Deus e Sua palavra evidenciam que seja errado, mas que alguém com jactância de guardião de uma imponente mas pseudo-verdade, venha polidamente tentar nos enfiar goela abaixo. É aquilo que Jesus ensinou sobre o vinho novo em odre velho! Dá pra ser? Até dá! Só que para discípulos apaixonados de Jesus como Atanásio: “verdade não é relativa nunca e sim absoluta sempre”.
É difícil, mas pior que ser um Atanásio contra mundo é ser vaquinha de presépio! Dizer sim para o mundo e a corrupção! Ou pior que isso, dizer não, mas lavar as mãos como Pilatos e ser conivente, para estar bem com todos.
Enfim, o que gente que crê que ama a verdade (que é o próprio Jesus) deve fazer é uma profunda reflexão: Sou um Atanásio contra mundo ou apenas um chato de galocha? Se a primeira hipótese for a real, ainda que a gente morra sem ver os frutos, mas terá valido a pena, ter vivido e lutado a favor da verdade e contra a insignificância!

Aos Atanásios! Força!

A Paz do Senhor Jesus!

Rev. Derciley

Nenhum comentário:

Postar um comentário