Pensamentos e reflexões de John Wesley

John Wesley (Epwoth, Inglaterra, 17 de junho de 1703 — Londres, 2 de março de 1791) foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha.
Hoje, além dos seguidores do Metodismo, a vida de muitos é influenciada pela missão de Wesley. Movimentos posteriores como o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A insistência wesleyana da busca da santificação pessoal e social contribuem significativamente para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhor.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Wesley


"Quanto a todas as opiniões que não danificam as raízes do cristianismo, nós pensamos e deixamos pensar".

"Minha paróquia é o mundo"


"... o cristianismo é essencialmente uma religião social; e reduzi-la tão só a uma expressão solitária é destruí-la."


"Pregai expressamente em favor da educação. Com dom ou sem dom tem de fazê-lo; de outra forma não estás chamado para ser um pregador metodista".


"A excelência da sociedade para a Reforma dos costumes é... primeiro, mover campanha aberta contra toda a impiedade e injustiça, que cobrem a terra como num dilúvio, e isto é um dos meios mais nobres de confessar a Cristo."

 "Nascer de novo, não significa ser religioso ou se julgar alguém espiritualizado. Não é teologia. Nascer de novo é o milagre do amor de DEUS sobre mim. É mudança de vida. É paz, que o mundo não pode dar. É um estilo de vida que nos leva a encontrar a verdadeira felicidade. É nascer para a grandeza do perdão, do aquebrantamento.É viver a palavra no silêncio de nossos atos. É orar sem cessar... é querer e buscar uma vida diante do trono todos os dias sobre todos os aspectos".

"O Evangelho de Cristo não conhece outra religião que a social nem outra santidade que a santidade social. Este mandamento temos de Cristo, que o que ama a Deus, ame também ao seu irmão".

"Todo projeto para refazer a sociedade, que não se importa com a redenção do indivíduo, é inconcebível... E toda doutrina para salvar os pecadores, que não tem o propósito de transformá-la em guardiã contra o pecado social é inconcebível".

"Faça todo o bem possível, por todos os meios possíveis, de todos os modos possíveis, em todos os lugares possíveis, em todas as ocasiões possíveis, a todas as pessoas possíveis, tanto quanto for possível."

"Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo." 


“Dai liberdade a quem merece liberdade, Isto é, a todo participante da natureza humana” 


“Primeiro pergunto: porque milhares de pessoas estão morrendo de fome em toda nação? Que é fato eu sei, pois o tenho visto com meus próprios olhos por todo canto de terra. Conheço pessoas que só podem comer uma refeição um dia sim outro não... hoje, este é o caso de multidões, numa terra transbordando, por assim dizer, de leite e mel, abundante de todas as necessidade da vida! Então, por que é assim? Por que tantos não tem nada para comer? Por que muitos não encontram nada para fazer? A razão de não terem nada para comer é a falta de emprego."

"Dai-me cem homens que nada temam, senão o pecado, e que nada desejem, senão Deus, e eu abalarei o mundo."

"Fé e  razão precisam andar de mãos dadas. Entretanto, fé em demasia é fanatismo; razão em excesso é incredulidade."


"Podem ser limpos diante de Deus os cirurgiões, os farmacêuticos e os médicos que brincam com a vida ou a saúde dos homens, no intuito de alargar os seus proventos? Podem ser limpos diante de Deus os que deliberadamente prolongam o sofrimento e a enfermidade, que poderiam remover de pronto? Podem ser limpos diante de Deus os que protelam a cura do corpo de um paciente para lhe sugar os haveres? Pode ser limpo diante de Deus o homem que não abrevia toda enfermidade tanto quanto possa e não remove a doença e a dor tão logo possa? Não pode. Nada pode haver mais claro do que o fato de ele não amar a seu próximo como a si mesmo, nem fazer aos outros como quereria que os outros lhe fizessem."


"Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme os joelhos vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus."

"Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente."

"Por muito tempo meu espírito aprisionado,
Permaneceu nos grilhões das trevas e do pecado.
Até que de teu olhar veio o raio vivificador,
E despertei, meu calabouço em pleno fulgor.
Os grilhões se romperam, meu espírito foi liberto
Levantei-me e passei a seguir-te de perto."
“O Melhor de Tudo é que Deus está conosco.”