quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Professor - querido plantador de sonhos e de realidades!

Quero parabenizar a todos os professores neste dia 15 de outubro.

Desde que conheci a minha primeira professora aos 7 anos na Escola Estadual Oliveira Botelho, me apaixonei por ela e apesar de terem passados quase meio século nunca me esqueci do seu nome: Sonia Maria Bonardi - Inesquecivelmente, queridinha do meu coração, minha adorável professora! 

Mas, quando tive que trocar de sala, na mesma escola apesar dos choros copiosos e do "trauma emocional que pensei que seriam irreversíveis - será que não foram?", uma outra professora sua xará "Sonia" me ensinou a amar ainda mais os estudos; seu nome completo? Maria Sônia Brasileiro - Austera, mais uma ótima professora!

Que tempos eram aqueles? Tempos ainda dos castigos, em que embora a aplicação da palmatória já havia sido extinta, mas eram sempre nos lembrada. Mas apesar de tudo, minha tão séria e respeitada professora, fez de mim bom de escola: me tornei o seu primeiro aluno em boas notas. Chegava a desconfiar que ela me olhava com um orgulho velado! Será? Sabe que às vezes me pego pensando se os velhos arquivos ainda não estão guardados lá na minha querida escola, talvez empoeirados, para recontar esta história? 

Penso ainda: será que não fui tão bem porque eu temia demais aquela austera educadora, porque a respeitava, ou será que fui passando a ama-la, à medida que me ensinou estes outros sentimentos e valores? Só sei que foram quatro anos aprendendo com ela!

Professora Helena do Carrossel SBT
E foi assim que quando a deixei aos onze anos, fui protagonista de mais uma despedida regada a chororô, mas o que me tranquiliza até hoje, é que outros colegas e também minha amada professora se uniram a mim numa despedida de muitas lágrimas! Que saudade!

Enfim, nunca me esqueci desta linda profissão; fui marcado para sempre, nunca me esqueci tanto de colegas, como também também de professores das minhas próximas casas de ensino: os Colégio Estadual Souza Dantas (CEMSD) e Colégio Pedro Braile Neto. Guardo ainda em minha memória que quando pude fazer um vestibular naqueles tempos, o fiz para Letras na Faculdade Dom Bosco (AEDB) e você sabe qual era o meu sonho? Ser um professor? 

Só que a vida me levou a outros caminhos. Pulsou em meu coração ser um pastor, um teólogo, e ainda sim, neste caso não posso mais uma vez me esquecer de alguns professores de teologia: o Davi, a Drª. Sueli, o Pastor Nehemias, o Messias do CEFORTE e; o Nicanor Lopes e o Paulo Aires da UMESP. Confesso que sempre quis ser igual a alguns deles!

Também não posso deixar de registrar que tive a grata oportunidade de ter sido professor nos polos do CEFORTE em Petrópolis e Muriaé, lecionando Introdução Bíblica I e II, e de ter recebido de parte da querida professora e Coordenadora Valda Almeida e de seu amado esposo professor e diretor do CEFORTE Cabo Frio, em forma de um grande presente, a oportunidade de ali lecionar: TBAT, Antigo Testamento, Teologia Contemporânea, História do Metodismo, Psicologia da Religião, Filosofia (e também outras matérias).

Na realidade, quem me conhece de fato, sabe que a minha grande paixão, lá no fundo, sempre foi ser um professor e talvez seja por isso que eu esteja cursando Licenciatura em Filosofia, pois amo esta nobre e honrosa profissão. Amo filosofia sim, mas amo mais ainda ensinar!

Professor Girafales - Turma do Chaves
Então, para encerrar e aproveitando este dia 15 de outubro, dou os meus parabéns a todos os professores, Os que passaram em minha vida, os que me inspiraram, os que me formaram e os que vão continuar me ensinando. 

E que eu possa ser um professor que venha contribuir para que os meus alunos de teologia ou de filosofia ou das lições da vida, sejam pessoas que tenham em mim algo em que se inspirar; isto é, se Deus assim me permitir!

Abraços!

Derciley

Nenhum comentário:

Postar um comentário