Minhas Igrejas queridas/Fatos/Fotos/Reflexões

Varjão – Piraí - RJ
A informação recebida do meu SD era que esta igreja estava muito abatida e com seríssimas dificuldades, mas, graças a Deus ela reagiu muito bem, tendo sido uma das minhas igrejas prediletas, por causa de sua carência.
 Memórias:
Não sai das nossas mémorias, o trajeto que fazíamos para chegar até a igreja. Eu, Ivone, Priscila e Patrícia ainda pequenas. Vindo de Arrozal, descíamos na Rodovia Presidente Dutra, saltávamos o canteiro que dividia a pista e andávamos aproximadamente cinqüenta minutos por uma estrada de matas e sítios até chegarmos à igreja. Quando lá chegávamos, sentíamos que o céu tinha descido até nós. O povo daquela igreja tinha um dos ministérios de louvor mais lindos que pudemos conhecer em toda a nossa itinerança.      
Não podemos também deixar de citar as esperas demoradas de ônibus na pracinha desta localidade: às 23h15min apanhávamos o ônibus  para o retorno depois dos cultos e não sai da nossa lembrança que quase todos os irmãos ficavam ali duas horas após o término do culto juntos conosco aguardando numa demonstração espontânea de amor  fraterno. Estas experiências ficaram marcadas em nossas vidas!

Santa Ceia no templo em Varjão
Batismo
Alguns membros da IMW Varjão
Sobre Varjão ainda para concluir, gostaríamos de enfatizar o evento que realizamos no centro deste distrito de Piraí, com a presença de 70 pessoas que foram de Resende da Igreja Peniel e de gente de várias igrejas da região. Foi um evento inesquecível!
  Reformas gerais:
Troca do telhado que estava vazando, embolso externo, pintura com tinta de  boa qualidade, e pintura do letreiro que não existia, troca da iluminação precária por luminárias fluorescentes.
 Avanço na área financeira:
A arrecadação daquela igreja na época, era de menos de dois salários mínimos, e considerou-se um milagre o que foi feito ali. Realmente Jesus abençoou muito mesmo naquela época!
     1) Crescimento de membresia:
     2)  Embora sendo uma igreja pequena ela dobrou
          o número de membros em dois anos.
Arrozal – Pirai - RJ
Uma  igreja que foi instruída com muita rigidez em usos e costumes,  mas que independente disto, nos deu muitas alegrias.
Memórias :
Lembramos com saudades dos nossos evangelismos na escolinha rural do km 9, na divisa entre Piraí - RJ e Pinheiral - RJ, um autêntico trabalho de missões na periferia com a frequência de aproximadamente  80 crianças semanalmente.
Que saudades dos churrascos que fazíamos sempre na igreja, da  festa de Natal de 1999 na qual foram distribuídos  brinquedos para as crianças e dos cultos de libertação todas às sextas-feiras. 
A EBD de Arrozal era caracterizada por uma presença sempre maior do que a membresia: Sempre admirei o povo desta querida igreja que tinha sede de aprender a Palavra de Deus! 
Ficou também em nossas memórias os dois retiros espirituais organizados pela igreja de Arrozal, dos quais participaram as igrejas em Varjão, Paraíso - Resende e Santa Cruz - Volta Redonda. 
Reformas gerais:
Restauramos a fachada da igreja, trocamos a iluminação geral, aumentamos a entrada para carros (não existia condições de estacionamento na rua), concretamos o terreno que era de terra,  Construímos ali uma área coberta,  para classes da EBD funcionar, isto era  um anseio da igreja.
Avanço na área financeira:
A arrecadação cresceu 180% em 24 meses.
Com relação a minha vida financeira: recebia desta igreja 30% aproximadamente do que eu deixei de receber em empresa da qual eu pedi conta para pastorear. Com o aluguel da minha casa em Resende eu pagava o aluguel de uma casa neste distrito de Piraí, mas nunca servi ao Senhor por motivação financeira. Deus sempre foi fiel para conosco.
Não posso deixar de agradecer ao meu SD Gerson Costa, que posteriormente, com o apoio das igrejas do Distrito, passou a pagar o aluguel da casa pastoral.   
Pregando na IMW Arrozal
Batismo 1999
Escola na zona rural onde realizamos cultos evangelísticos
Festa de Inauguração do Anexo lateral ao templo
Transferência
Com o falecimento do Rev. Hely Ferreira Guerra a igreja teve que fazer um remanejamento do Rev. Celso Florêncio de Oliveira de Bom Jesus do Itabapoana -RJ, para Macaé  - RJ,  em meados de 2000 e a mim coube a tarefa de assumir esta igreja do noroeste fluminense.
Prontamente obedeci o que me fora comunicado pelo meu SD de então Rev. Gerson Costa, ou seja, a nova nomeação. Mas confesso que não foi sem lágrimas que deixamos as duas igrejas de Piraí para trás, pois além de termos que nos mudar  em meio de ano, com filhas pequenas que  teriam que se adaptar  a uma nova escola em uma região distante para nós na época,  tivemos ainda que abrir mão de alguns projetos ministeriais: 
Com  relação a  estes novos projetos, cito, como exemplo, o trabalho  que me fora proposto pela diretora de uma escola em Varjão que acabara de ganhar um prêmio internacional   nos moldes "igreja-escola".  
Ficaram também sem batizar vinte oito pessoas que estávamos discipulando e que foram batizadas com a chegada do meu substituto.
Deixei muitos amigos, tanto em Arrozal quanto em Varjão e alguns sonhos de plantar igrejas nos Bairros Roma e Jaqueira, locais que já vinhamos visitando com alguns presbíteros. Não posso, entretanto, deixar de ressaltar que recebi uma linda igreja para pastorear, a IMW em Bom Jesus do Itabapoana - RJ.
Bom Jesus do Itabapoana – RJ
Pouco depois que chegamos nesta igreja, num espaço de um ano,  perdi três entes queridos :  minha irmã Valéria (24 anos) em 01/2000 o meu irmão Wanderley (42 anos) em  05/2000 e minha mãe Valdete (60 anos) em 10/2000, todos por motivo de diabetes e complicações renais. 
Para mim, pessoalmente, foi muito difícil a distância (450 km) dos meus entes queridos que estavam sofrendo em minha cidade estas perdas;  tão difícil quanto o sofrimento pela família naqueles tempos,   era subir ao púlpito, pregar e continuar motivando aquele povo tão querido e amigo, tendo que ao mesmo tempo, encontrar motivação para mim mesmo!  Mas posso afirmar que aquele igreja foi um presente de Deus em tempos de intenso deserto e que aquele povo nos fez muito felizes.
 Na minha despedida comparei aquele lugar ao refúgio da caverna de Adulão que Davi teve em tempos de duras provas!  
Memórias:
Não nos esquecemos das viagens que fazíamos com a igreja para os encontros distritais em Campos, Itaperuna, Santa Maria e Miracema. Sentimos muitas saudades do encontro de casais no Pitucão em junho de 2001 e do encontro da família no restaurante "Fogão a lenha em Apiacá - ES em junho de 2002. Lembramo-nos, sobretudo,  da linda festa do aniversário de 30 anos desta linda igreja que realizados em agosto de 2002, mas também não podemos deixar de citar o Retiro Espiritual Distrital realizado em Rosal e o Encontro  Distrital de Adultos e de Crianças realizado no Colégio Padre Melo, com a presença do querido e saudoso Bispo Onaldo, ambos organizados pela IMW BJI. 
Sou testemunha de que esta igreja sempre primou pela excelência nos trabalhos por ela realizados.
Aqui também conheci pastores que se tornaram amigos para sempre: Ivan Alves Rodrigues, Jarbas Fuly Miranda Júnior e Celso Florêncio de Oliveira o SD.   
Investimentos gerais:
Construção de um templo em Carabuçu – iniciado em setembro de 2000 e concluído em agosto de 2002 (vinte e três meses).
Construção de cantina na igreja sede.
Reforma geral  templo sede, pintura geral,  ornamentação de primeira linha.
Aquisição de R$ 7.000,00 com equipamento de som.
Implantação do programa administrativo e informatização da igreja.
Crescimento Financeiro:
Embora, ficando mais no interior que as igrejas do distrito esta igreja chegou a superar  outras mais bem localizadas em arrecadação.
Construção do templo para a congregação de Carabuçu
Irmãos trabalhando em obras no templo da sede
Batismo 2/3  2001
Batismo 3/3 2002
Domingo de EBD 2002
Paraíso – Resende - RJ
Não posso entretanto, falar do  meu ministério pastoral na IMW em Resende -RJ, sem antes falar um pouco do meu envolvimento com juventude, ministério de louvor, EBD, enfim de minha biografia intrinsecamente ligada a história wesleyana nesta cidade.

Fui recebido como membro na IMW em Paraíso - Resende-RJ, quatro meses após a sua formação em 1984.  Fui com o propósito de auxiliar  meu pai - Pastor Nivaldo Gomes Bastos, o primeiro pastor nomeado pela nossa denominação para organizar ali a igreja com dez membros que moravam no local, diga-se de passagem é bom afirmar que aprendi muito com este incansável homem na obra de Deus.  

Minha origem foi a  IMW em Alvorada - Resende-RJ onde fui membro desde 07/09/1972 e de onde fui transferido deixando uma promissora juventude da qual era líder para ali no Bairro Paraíso, começar a formar uma nova juventude com duas jovens: a Leia Barbosa Tavares e a Neli Felix, e que passados quatro anos havia se transformado num grupo de jovens organizado e tão grande e abençoado quanto a juventude em Alvorada. Já com relação à juventude de Alvorada, por quatro anos também dirigi este grupo. tendo ali iniciado o trabalho  com oito jovens, chegando naquele tempo a aproximadamente cinquenta integrantes. 

Foram anos de campos brancos e farta colheita.Temos hoje: presbíteros, diáconos,  missionárias e alguns pastores que foram ganhos para Jesus neste tempo, graças a Deus!
  
 Não posso também, deixar de mencionar a minha gratidão ao meu Senhor Jesus por ter me dado a oportunidade de contribuir com a  experiência que tinha de professor da classe de jovens na EBD em Alvorada  desde 1977, para ajudar na organização da EBD da nova igreja a partir de abril de 1984.

Contribui ainda para a criação do ministério de louvor, dando aula gratuita de violão  para os novos jovens e organizando grupos vocais. 

Enfim, depois de seis anos trabalhando na sede, tendo sido consagrado  presbítero, fui enviado para  a congregação em Liberdade, onde por sete anos estive na direção.
Dirigi ainda a congregação em Itapuca, tendo trabalhado um ano deste período como pastor destas duas congregações anteriormente mencionadas, tendo sido, logo a seguir,  nomeado para a cidade de Piraí-RJ, conforme declarado no início deste histórico.

Tenho que aproveitar o ensejo para citar aqui que o mérito na criação da IMW de Paraíso pelo meu pai Rev. Nivaldo Gomes Bastos, deve ser compartilhado com o Rev. Cila Lúcio de Moraes, que foi um plantador de várias igrejas por onde passou. 
Não posso também deixar de prestar minhas homenagens a este homem de Deus que ganhou minha esposa para Jesus e me influenciou e incentivou determinantemente ao ingresso no ministério pastoral.

O retorno 
Um desafio: "profetizar na própria pátria"
Já como pastor em 2001, recebi do saudoso Reverendo Roberto Trindade,  na Semana de Atualização Teológica, realizada em São Sebastião - SP,  o convite de retornar de Bom Jesus do Itabapoana- RJ à região sul fluminense onde o mesmo era o SD. O convite fora motivado pelo fato de que estávamos vivendo o já citado momento difícil da perda de três entes queridos. Cinco meses após o convite que me fora feito, formalizei por escrito o pedido de retorno ao sul fluminense ao saudoso Bispo Onaldo Rodrigues Pereira, o qual  afirmou entender os motivos de minha solicitação, me nomeando assim no concílio seguinte para a IMW de Paraíso - Resende - RJ.
 Tenho que declarar aqui que aquele foi um tempo "nada fácil",  pois, apesar desta igreja ser tão querida para mim, quase todos os membros dela antes de serem minhas ovelhas, eram  amigos de juventude, de diaconato, de presbitério, etc. e além disto a igreja fora pastoreada pelo meu  pai por dezoito anos, o qual continuou comigo, mas agora sem nomeação.
Independentemente de tudo, ainda sim  ali juntos e alegres, trabalhamos para a honra e glória do Senhor!           
 Homenagem da IMW Paraíso  - Dia do pastor Wesleyano



Batismo 2003
Culto no novo templo da igreja - construído em 2009
Honra de pregar no 25º aniversário da igreja

Memórias:
Com relação à igreja em Paraíso, gostaríamos de destacar o evento distrital de crianças realizado no GSSAN, caracterizado pela organização e pela inovação. Foi indiscutivelmente um grande evento organizado pela IMW de Paraíso, sob liderança da irmã Lúcia - conselheira de crianças e sua equipe. Não esqueço também do projeto "Só louvor" que implantamos na congregação da Liberdade e dos encontros que fizemos em Jacuba, época em que tivemos que usar a criatividade para fazermos retiro em função de limitações financeiras. Tenho saudades!
Investimentos gerais
Foi reestruturado o anexo de dois andares do templo que estava interditado "por cautela", pois estava correndo risco de desabar sobre a casa do vizinho.
Foi trocada a iluminação do templo que era inadequada.
Informatizamos a igreja.
Avanço na área financeira
Houve uma melhora na arrecadação.
Dívidas com tarifas de água, IPTU foram regularizadas.
Cremerie – Petrópolis - RJ
Quando cheguei a esta igreja, a mesma estava processada há dois anos.  Fui informado pelos oficiais da igreja que a mesma tinha pendências com o pastor que se endividara para cumprir os compromissos referentes ao processo e a construção do imóvel conforme exigências da Prefeitura  Municipal de Petrópolis  (A igreja havia feito muitos investimentos para se adequar  a estas exigências) 
Fiz a questão de pagar com alegria estas referidas pendências ao pastor que eram de R$ 8.645,20, segundo ficaram registradas em relatórios e o fizemos em parcelas por um período de aproximadamente dez meses. 
Paguei integralmente porque gostaria que fizessem o mesmo comigo se eventualmente eu tivesse vivido as mesmas circunstâncias que o meu colega de ministério viveu. 

Foi um desafio gigante.  Mas posso dizer que desta igreja guardo grandes lembranças e nela fiz grandes amigos!
Investimentos gerais:
Investimos mais de R$ 30.000,00, em projeto acústico.
Aquisição de ar condicionado central.
Colocação de forro.
Colocação de iluminação geral no templo.
Janelas com placas de lã de vidro.
Portas duplas de vidro e de ferro.
Avanço na área financeira:
Segundo relatório de SD em concílio, a igreja foi destaque nos anos em que pastoreei, se tornando a terceira igreja em arrecadação de Petrópolis, ficando somente atrás da Central e de Itamaraty.
Memórias:
Ficaram na memória os eventos do Conselho Missionário no Instituto Luterano, o Retiro Espiritual de Jovens na subida da serra de Petrópolis, os Cultos da Mulher e a viagem para Nova Friburgo no aniversário de 40 anos da denominação, Foram momentos para serem guardados em nossa lembrança para sempre!
Painéis de madeira e lã de vidro para acústica da igreja
Luis Carlos Chaves trabalhando nos painéis
para isolar som

Marcelo Borré pintando depois do acabamento do gesso
Salão de culto depois de concluído
Evangelismo de rua no Bairro Amazonas
Adolescentes apresentando street dance
Confraternização dos adolescentes wesleyanos do Cremerie 2006
Confraternização da juventude wesleyana de Cremerie /2005
Confraternização da juventude wesleyana de Cremerie /2006
Batismo 1/2
Flagrante do culto na IMW Cremerie
Nomeação da IMW Cremerie para a IMW Central em Petrópolis
Segundo me informou o SD de Petrópolis Rev. Vitor Amorim Claveland Junior,  em consequência do bom desempenho administrativo na IMW de Cremerie, fui transferido para a  IMW Central de Petrópolis - RJ para desempenhar entre outras, a função de administrador da igreja.
Com relação a esta nomeação, escrevi em  e-mail enviado ao SD de Petrópolis :

"Assunto: Sobre nomeação pastoral
 Reverendo Vitor!!! Me senti muito honrado por ser escolhido para estar ao 
seu lado!!! Pode contar comigo para lhe ajudar no que for preciso. Na 
realidade, não me sinto a altura de equipe tão seleta.
Mas me esforçarei para ser o mais competente servo. Estou a disposição para 
ajudar e também sei que muito irei aprender. Obrigado. 
Obs. Sobre final do concílio não tive como te procurar por ter sido cercado 
da família Cremerie, que tanto me ama e com a qual  sonhei os sonhos mais 
lindos!!!"
Com relação a Família Cremerie foi um lindo sonho de Deus, 
com relação a IMW Central realmente foi uma escola, na qual tive a honra de trabalhar. 
Central de Petrópolis - RJ
Um grande  desafio – Uma grande escola! 
Realizações:
Estive dois anos trabalhando na área de administração.
Fiz aproximadamente 200 gabinetes pastorais nos três anos que pastoreei.
Trabalhei por um período na área de visitação à membros impossibilitados de darem assistência por serem idosos, internados em hospitais, a asilos etc.
Tive a honra de pregar nos cultos, entretanto,  maior ainda foi a honra de ouvir grandes pregadores que usaram o púlpito desta igreja, entre eles Rev. Vitor Amorim Claveland e Rev. Jamir Fernandes de Carvalho.
Lecionei para batizandos.  
   Contribuição ao CEFORTE: Lecionei três anos na  extensão Petrópolis-RJ.
Memórias:
Ficou marcado em minha vida a excelência com que atuam os ministérios da IMW Central de Petrópolis, e não posso deixar de destacar entre eles, o Ministério da Família com os seus belíssimos encontros de casais dos quais  eu e Ivone participamos; marcantes para nós também foi conhecer, entre outros, a atuação do Ministério Restaurar com a sua forma eficiente de trabalhar nos presídios e do Ministério Mateus 25:35, resgatando moradores de rua e recuperando-os para o Reino de Deus. Deixo aqui registrada a minha profunda admiração pela IMW Central  de Petrópolis.
.
Ministração da Santa Ceia - Alguns varões valorosos
Minhas filhas - Ministração de louvor
Dia de batismo - grande festa
Pb. Izaquiel - Um parceiro me auxiliando no batismo
Boas vindas aos novos membros
Os pastores da igreja: Rev. Vitor, Rev. Jamir, eu e Pr. J. Vitor  

Nota sobre minha transferência de região
Embora minha transferência da 1ª para a 2ª região eclesiástica fosse um sonho do início do meu ministério pastoral e que fora notificado (por carta em 10 de março de 1997) ao saudoso Bispo Nilson de Paula Carneiro e posteriormente ao saudoso Bispo Onaldo Rodrigues Pereira  (em seu gabinete em agosto de 2009, ano que antecedeu a minha transferência)  ainda sim foi uma surpresa a forma como a mesma ocorreu,  pois o meu sonho foi de trabalhar no sul de Minas Gerais, conforme a carta citada acima pode  confirmar a todos que assim desejarem: 
Cri assim que: aquele era o momento de aceitar a transferência entre outros motivos por que:
I.    Assim cri, assim sonhei  e assim desejei,
II.  As circunstâncias do momento me motivaram a uma tomada de decisão,
III. Ficaria geograficamente mais próximo aos meus familiares ascendentes  me dando condições a equacionar problemas existentes.  (Do sul de Minas para o sul fluminense a distância é de 20 até 220 km dependendo da cidade com a existência de IMWs)

Afirmo também que sempre aceitei todas nomeações citadas nesta página por: 
  1. Admirar a visão de itinerança implantada por John Wesley à partir da criação do Metodismo na Inglaterra,
  2. Compartilhar com o pensamento do meu saudoso Bispo Gessé Teixeira de Carvalho: 
"A IMW é um dever e estamos cumprindo".
  • Fui assim, motivado a crer que o tempo, havia chegado
  • Declaro que sempre descansei nas decisões da minha querida e competente denominação.
  • Desejo reiterar que todos os meus planos ministeriais foram tratados com o meu Bispo Onaldo Rodrigues Pereira, no já mencionado gabinete que me ouviu com muito carinho e atenção (aproximadamente 3 horas de atendimento) e afirmou que estaria orando por mim e por minha família. Jamais aceitaria qualquer transferência sem  a bênção deste homem de Deus a quem eu sempre respeitei e por quem sempre tive profunda admiração!
Eugenópolis – MG
Uma igreja que embora tenha sido uma surpresa para mim, dadas às condições mencionadas a cima, ainda sim me marcou por ter me legado alguns laços de amizades fortíssimos e que ficarão para sempre. Valeu a pena "por obediência"  ter recebido esta nomeação para outra região da que planejara, considerando-se que tive o privilégio de conhecer este povo fidelíssimo e atuante na causa do Mestre.
A igreja a partir deste ano foi informatizada e está trabalhando com os lançamentos no www.wesleyanahost.com a todo vapor.
A igreja foi entregue ao meu sucessor com todas as despesas eclesiásticas e seculares em dia.
Investimentos a serem mencionados:
Adquirimos um Data- show  no valor de R$ 2.500,00 (a vista),
Adquirimos uma Kombi Flex 2009 (A igreja fez um gigantesco esforço, para não ficar com dívidas referentes a este investimento para 2011),
Mudamos o local da congregação do centro da cidade, para um salão muito melhor,
Trocamos toda a iluminação e a pintura do salão de culto da sede.

Condições ministeriais da igreja
Embora, muito fiel e abençoada, a igreja carecia de reestruturações nos ministérios e departamentos, podendo ser citadas algumas:
Reestruturamos a Escola Dominical que carecia de novos professores, material didático e novas estratégias. Segundo informações a freqüência era reduzida.
Implantamos a EBD na congregação do centro, que representava aproximadamente 45% da membresia geral da igreja.
Devo prestar aqui os meus agradecimentos ao casal Ademir e Fernanda, ela líder do ministério infantil da IMW Central de Petrópolis que na ocasião nos emprestou farto material didático infantil e que impulsionou  o trabalho nesta área na igreja local 
Tenho também que fazer menção do Projeto Semearte, criado pela Ivone, minha esposa, no qual ela dava aula de artesanato para as crianças e que teve uma grande aglomeração infantil no salão social da igreja!
Realizamos dois batismos em 2010. e  graças a Deus prestamos em Eugenópolis-MG a nossa contribuição!.
Obras de pintura e elétrica no templo da sede
Aquisição de Kombi 2009 p/ transporte dos irmãos da congregação
Novo salão de culto da congregação do centro da cidade
Ministério de oração da igreja

Flagrante de evento no salão principal de culto após reformas
Conforme afirmado em minhas reflexões anteriores sobre a IMW Eugenópolis - MG, a Ivone – minha esposa, teve alguns problemas de saúde:

    I.   Em maio de 2010, em um culto especial na congregação do Centro, a Ivone deu entrada no hospital, sendo acompanhada pela esposa do dirigente da congregação a diaconisa Claudete Campos Franco Pereira.

 II.  Nos meses que se sucederam, Ivone esteve se tratando em alguns hospitais da região, entre eles o Hospital São José do Havaí em Itaperuna - RJ, cidade vizinha e o Hospital Santa Tereza em Petrópolis-RJ, cidade da qual fomos transferidos e na qual nossas filhas tiveram que ficar morando por falta de opção em Eugenópolis - MG e também  num eixo de 150 km do mesmo curso que ambas estavam concluindo em Petrópolis-RJ.

 III.  No mês de agosto, o Revmo. Bispo Sebastião Calegari que esteve com sua digníssima esposa Missionária Maria Célia Calegari nos visitando encontrou a Ivone com uma crise de bronquite asmática e nos afirmou na oportunidade que não teríamos condições de ficar ali, pois não havia recursos médico-hospitalares para tratamento na cidade. Alguns dias depois Ivone deu entrada correndo risco de vida no Hospital São José de Eugenópolis-MG e mesmo não tendo recursos a enviou de ambulância para o  Hospital  São Paulo na cidade vizinha de Muriaé-MG.

 IV.  Conversei com o Revmo. Bispo Sebastião Calegari posteriormente, no encontro distrital de Valão do Guiricema - MG, onde estive ministrando a Palavra, que precisava retornar ao sul fluminense “Próximo a minha cidade de Resende”. Pedi-lhe autorização para conversar com o Revmo. Bispo Roberto Amaral e em caso de impossibilidade, não via alternativa que não fosse solicitar licença do ministério. Reiterei esta posição, posteriormente ao o meu SD. Robson de Melo em seu gabinete.

 V.   Já no concílio da 2ª Região Eclesiástica realizado em Xerém - RJ de 08 a 12/12/2010 no 2º dia, fui procurado pelo já citado SD Robson Melo (Um dos pastores mais dignos que já conheci em meu ministério). Voltando à citada procura: o mesmo me colocou a alternativa de ser transferido para Belo Horizonte, já que as outras duas foram: a transferência para o sul fluminense que não se confirmou e a outra que era a minha solicitação de licença do ministério, considerando o estado de saúde de minha esposa. Um dia após (pela manhã), o Senhor Bispo Sebastião Calegari, confirmou a alternativa de minha transferência para BH; segundo ele: “Ali haveria bons hospitais para minha esposa e boas faculdades para as minhas filhas”.

 VI.   Assim, após a proposta destes líderes eclesiásticos, subi a Serra de Petrópolis para conversar com a minha família e após conversa com minha esposa e nossas duas filhas, que no momento estavam trabalhando em Petrópolis, as convenci a deixar o emprego e aceitar a proposta que me fora feita de irmos para Belo Horizonte - MG
Milionários - Belo Horizonte - MG
Assim, em 02 de janeiro de 2011 tomei posse nesta igreja que segundo rol tinha setenta membros, mas que na realidade em função da morte do meu antecessor Pastor José Wilson Nunes (em agosto de 2010), não tinha o seu rol atualizado. Segundo avaliação do presbitério e documentado por este, o que realmente tínhamos de membros ativos eram somente quarenta e cinco.

Começamos a trabalhar naquela  igreja querida, nos colocando a inteira disposição da mesma: 
Reformas realizadas
Assim, mesmo sem nenhum recurso financeiro da tesouraria, mas com alguns materiais que o falecido pastor José Wilson Nunes deixara em obras inconclusas como: portas, algumas latas de tintas e com mais doações de alguns irmãos, pudemos fazer algumas reformas que trouxeram grande alegria para a igreja:
Foram realizadas as seguintes reformas na igreja no meu período de pastoreio desta igreja:
Reforma
Observação
No 2º Pavimento
Sala de aula
Cozinha
  • Pintura nas 3 salas, e no corredor.
  •  Pinturas em 5 janelas vasculhantes.
  •  Colocação de 3 portas com fechaduras.
  • Pinturas de 6 portas c/ esmalte sintético fosco.
Na pintura: Trabalhamos, incansavelmente, Eu, minha esposa Ivone, minha filha Patrícia. Não posso esquecer-me dos irmãos que chegaram neste ano de 2011, Marcos Cruz e do irmão Henrique. 

Colocação das portas: pelo irmão Vagner.


Na parte elétrica: O irmão que chegou neste ano de 2011, Wesley

No 3º Pavimento
Salão de culto

Obra que foi iniciada, mas que foi concluída após o meu pedido de licença
  Colocação de 240 m2 de piso de porcelanato no valor de R$ 6.200,00 (Valores aproximados)
Agradecimentos.
                    I.  Ao Marcelo, proprietário da Casa de material de construção: Que doou do montante supracitado R$ 3.200,00. 
                  II.  Ao Diácono Rui Bruger: Que se mobilizou e viabilizou a efetivação deste projeto.
                III.    Aos irmãos de Milionários: que fizeram a doação para a aquisição do piso em especial o irmão Josino que doou R$ 2.000,00

Doação de 240 m² de piso para o templo que era  de chão grosso

Decoração em fase de conclusão na sala do departamento infantil
Reformas em todo o primeiro pavimento
Memória de trabalhos:
Embora tenhamos ficado em Belo Horizonte por apenas sete meses, tivemos a honra de juntamente com os queridos irmãos em Milionários realizarmos alguns eventos que jamais esqueceremos. São eles:
Culto de Celebração da Ressurreição realizado em 17 de abril de 2011:
O “Jesus Vive foi um evento que mobilizou a juventude, as crianças e os adultos numa cantata, mesclada com peça teatral e uma mensagem dentro deste tema, tendo a presença de várias pessoas convidadas. Ao final do evento o povo se reuniu em louvores e júbilos, por que segundo eles, não tinham feito nada neste gênero na igreja até aquela data.

O mês de maio de 2011 foi todo separado para ministração à família:

a. Todas quintas-feiras nós tivemos o que chamamos de Campanha de vitória da família, com mensagens pertinentes ao tema e muita oração,
b.      E nos domingos tivemos O congresso da família com pregadores de fora, tendo a participação de todas as famílias da igreja cantando nos cultos e recebendo orações específicas.
Manhã de inspiração - Café com Deus
   Também não sai da nossa memória o Café com Deus realizado em 03 de abril de 2011:

Uma proposta de evento trimestral da EBD e realizado pela mesma. Este evento marcante teve a presença do Missionário Adriano da Igreja do Evangelho Quadrangular e ex-jogador do Cruzeiro. 

     Ainda com relação à EBD, foi muito interessante a proposta de realização da mesma no Parque das Águas em Barreiro no dia 24 de abril de 2011, com enfoque de confraternização e evangelização, conforme projeto da superintendente Hilda Maria Brugger.
EBD no Parque das Águas em Barreiro - BH

                   Encontro de casais
Encontro de casais
          Jantar de casais -18 de junho de 2011:

Este evento foi memorável tendo a participação de casais da igreja local e não evangélicos também. Encerramos este trabalho no domingo com uma palestra em DVD fazendo alusão ao tema.




Também não posso deixar de citar o country-fest - 03 de julho de 2011.
a. Embora, seja inegável a minha cautela com relação a questões relacionadas à secularização da igreja, este evento me deixou marcas indeléveis, pois foi organizado pelos adolescentes e sua conselheira Patricia da Silva, tendo o propósito exclusivo de arrecadar fundos para me subsidiar (RS 400,00). O Evento foi marcado por um culto de genuína adoração, intermediado por pratos típicos que só os mineiros sabem fazer e tudo conforme declara a Bíblia: “com muita decência e ordem”.

Ao encerrar a minha extensa história com relação ao pequeno período que estive a frente desta igreja, tenho que fazê-lo com gratidão a estes irmãos de Belo Horizonte que se tornaram para mim, ovelhas que jamais me esquecerei.

Não posso esquecer exemplos como o do irmão Rodnele Acir da Silva e sua esposa Patrícia  que adquiriram medicamentos para minha família em momentos de enfermidade e que como já citado aqui, foi um dos motivos primordiais da nossa ida para aquela linda cidade, assim como jamais me esquecerei que estes humildes e sábios jovens ajudaram a suprir dificuldades que passamos naquela terra de gente que tanto sofreu, chorou e sorriu junto conosco. A todos os irmãos da querida IMW em Milionários: nossa eterna gratidão! 

Assim, após deixar registradas estas afirmações, só resta afirmar que depois de  ter passado a igreja  ao gentil Rev. Benildo Torralba Maldonado, SD de Belo Horizonte - MG, segui licenciado para a 6ª Região Eclesiástica, aonde fui acolhido com muito amor e de forma mui respeitosa pelo Revmo. Bispo Roberto Amaral   

No meu período de licença

Trabalhando na Igreja Metodista Wesleyana em Alvorada 
Retornando então em agosto de 2011 à Resende e licenciado pela 2ª região eclesiástica, o Superintendente Distrital Rev. João Alfredo Gonçalves Dias, me deu a oportunidade de trabalhar por um breve período na IMW em Alvorada, igreja na qual eu me batizei e na qual tive a honra de começar os meus primeiros passos na fé.

Congregação Wesleyana em Nova Alegria
Confesso que fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de estar com alguns irmãos que já há muitos anos não via. Tive também nesta breve passagem a alegria de servir ao Senhor na Congregação em Nova Alegria, para apoiar meu amigo desde os tempos de juventude e dirigente da mesma, o então aspirante José Pedro Viana de Carvalho, que teve que se afastar por um período para acompanhar sua mãe em estado grave no hospital vindo ela a falecer, uns dois meses depois.

Trabalhando na Igreja Metodista Wesleyana Central em Cabo Frio
Foi ai então, no início de 2012 que surgiu o convite do Rev. Ivan Alves Rodrigues, para eu lecionar no CEFORTE – Pólo Cabo Frio.

Não posso deixar, aqui de dar testemunho como este casal sempre foi bênção em minha vida, pois quando perdi os meus entes queridos em 2002, este foi: “o amigo mais chegado que um irmão” e que esteve do meu lado me dando apoio emocional e espiritual de tal forma que jamais esquecerei.

Assim, quando aceitei o convite de estar em Cabo Frio – RJ, com os meus amigos, não podia rejeitar por que:

Além de o Rev. Ivan Alves Rodrigues, estar passando dificuldades com relação à saúde e, sobretudo, precisando de um pastor que o socorresse na área acadêmica, precisava sustentar a minha família, sustento este que este amado pastor juntamente com a sua amada IMW Central em Cabo Frio, tal qual a igreja dos Filipenses para com Paulo me concederam com generosidade intensa. ( Leiam: Fp. 4:15 a18; II Co. 8:1 a 5 e 11:8,9). 

Assim passei a lecionar: História do Metodismo, Filosofia, Teologia contemporânea, TBAT. 

Congregação Wesleyana em Monte Alto - Arraial do Cabo
Cobri, também no período que o pastor desta amada igreja esteve internado na UTI com problemas de pancreatite aguda, as      matérias por ele lecionadas: Teologia pastoral, Homilética e Espiritualidades Contemporâneas.


Batizando em Arraial do Cabo - RJ, com o meu amigo Rev. Ivan

Fiquei também em todo o ano de 2012 à frente da congregação em Monte Alto – distrito de Arraial do Cabo – RJ e ali tive algumas vitórias ministeriais, como a realização de um batismo além de fazer amizades com pessoas muito queridas, que ficarão sempre em nossa memória.

Sinceros agradecimentos ao Revmº Bispo Elisiário Alves dos Santos
Não posso deixar de agradecer ao superintendente da 1º região eclesiástica e presidente do Colégio Episcopal da IMW, o Revmº. Bispo Elisiário Alves dos Santos; não somente pela forma gentil como me acolheu em sua região, mas pela sua atitude humilde, fraterna e cordial. Primeiramente se colocando a disposição em me nomear para a bela cidade de Cabo Frio-RJ, mas também pela forma ética, sábia e discreta como interagiu em favor de minha nomeação para a 6ª região, decisão esta pela qual eu tinha anseio naquele momento.

Morada do Contorno - Resende - RJ
Embora tenha recebido com muita disposição a nomeação para a IMW em Morada do Contorno - Resende - RJ, o motivo que me fizeram retornar a minha cidade de origem, foram por questões pessoais familiares, somadas também ao não comprometimento com a palavra de alguns que se dizem "homens de Deus", mas que em  suas atitudes demonstram, que na verdade não o são. 

Começo este relatório, apresentando sintomas da igreja para qual fui nomeado, que era caracterizada, segundo alguns meus antecessores, como uma igreja sem perspectivas de crescimento. Eis, a seguir, resposta que apresentei ao Revmº. Bispo Roberto Amaral, sobre o problema supracitado:     

Tema apresentado no blog do Bispo, lá no inicio de minha nomeação: 

CRESCIMENTO DA IGREJA
Em sua opinião, quais as situações que levam uma igreja local a ficar estagnada em seu crescimento?
Comentário feito em 14/05/2014 as 11:40:18

Penso que os fatores são diversificados, entre os quais desejo destacar pelo menos três em esferas eclesiásticas diferentes: 1º.  Com relação à igreja local: O domínio de grupos que ostentam serem os fundadores ou predominantes da igreja e que por sua vez rejeitam novos projetos de crescimento apresentados, por estarem equivocadamente convictos de que as formulas adotadas no passado não devem ser suprimidas. 2º.            Com relação ao pastor e às lideranças: Em decorrência do primeiro fator citado, o pastor prefere às vezes, administrar o que encontra, evitando confrontar a estagnação, se adequando ao sistema que se impõem e se perpetua. A liderança por sua vez, gradativamente vai externando sua insatisfação latente com o ministério pastoral e acaba por tentar, junto às esferas superiores a troca do pastor, o que acaba gerando retrocessos, pois sempre o processo de crescimento, volta a “estaca zero” e a liderança local inconscientemente equivocada, continua sem saber o que fazer. 3º.   Com relação aos órgãos superiores relacionados à nomeação pastoral e a projetos centralizados: A preocupação em se atender as igrejas entre as quais, algumas sob influência dos grupos dominantes citados acima, acaba, através de mudança de pastores, por alterar com certa constância, o perfil da liderança pastoral na igreja local e assim sendo, o pastor é transferido, o projeto abortado e, o círculo vicioso recomeça. É bom ainda dizer que, considerando-se que somos uma denominação episcopal centralizada, nós pastores deveríamos adotar práticas na igreja local que refletissem a visão centralizada da denominação, porque em alguns casos, em contra partida do que afirmei acima sobre grupos dominantes, o problema é que a liderança local, por se esforçar em ser fiel as diretrizes denominacionais, infelizmente acaba entrando em conflito com um pastor que professa uma visão totalmente alheia a liderança regional e geral as quais ele deveria prestar obediência. Encerro, afirmando ainda que o que acaba estagnando o crescimento da igreja é a falta de oração, de estudo bíblico, e de mais envolvimento pastoral.


Lamentavelmente, após seis anos pastoreando este querido povo, pude constatar que, a igreja embora sendo uma instituição divina, sofre na Terra todas estas ingerências de pessoas que estão mais preocupadas com sua promoção e acensão social, do que com o reino de Deus e que, se torna muito difícil levar a cabo todos os projetos nobres de crescimento da causa de Deus, quando forças externas e internas se associam para tentar paralisar um trabalho feito com tanta dedicação, renúncia e comprometimento como foi, no caso de minha passagem por esta querida igreja.  
Mesmo assim, guardarei no coração, todos os amigos e trabalhos que realizamos de 2013 à 2018 em Morada do Contorno.       
Templo quando cheguei em 2013 
Construções de fachada e anexo superior
Templo em 2018












Agradeço a Deus e a todos que apoiaram o meu ministério realizado na IMW em Morada do Contorno - Resende - RJ. Obrigado a todos pelo apoio e por trabalharem comigo, não por motivações políticas, autopromocionais, e que não foram pseudo-amigos. "Amigos para sempre".  

Campo Alegre - Itatiaia - RJ