sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Valor do pouco falar e do muito ouvir!

"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se" 
Tiago 1:19

Tenho cultivado esta virtude. Numa mesa entre amigos, numa praça, num consultório médico... Numa das muitas mensagens que guardei do Bispo Jamir, ele falava que às vezes nos gabinetes que fazia na IMW Central de Petrópolis as pessoas iam para ouví-lo, mas depois de falarem, desabafarem, saim afirmando: Pastor, estes momentos no gabinete foram muito abençoados de tal forma que mudaram a minha vida! E tenho que confessar que vivi esta experiência em alguns gabinetes que atendi ali também ( Eu ia para aconselhar e sempre fazia quando necessário, mas como me edificava e aprendia ouvindo) Infelizmente, tem gente que fala tanto, que depois afirma nem saber o por quê que a pessoa angustiada o procurou, que pena!)

Vou deixar um pensamento para concluir esta reflexão:

"Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve."
(Ernest Hemingway)

Rev. Derciley

3 comentários:

  1. O poder da palavra , principalmente a linguagem falada , pode adoecer ou levantar uma pessoa . Tenho me dedicado para pensar antes de falar . Hoje parece que pensar , é predicado de poucos ... O de ouvir também . " O que amo , não é quem fala bonito , mas quem escuta bonito ..." É queridos , precisamos resgatar esses valores tão perdidos . E tão necessários para termos uma vida de cristão . Os consultórios dos médicos , vivem cheios de pessoas trazendo uma bagagem insuportável de sentimentos guardados . Onde está a compaixão ? E quantos Pastores Derciley estão disponíveis ??? É preciso calar a alma e ouvir , não escutar .

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me de Esopo , escravo grego , criador das fábulas .Uma em particular retrata a nossa realidade : A Língua . É intressante viver nesse mundo carente de amor dentro do nosso individualismo .Falamos o que queremos mas nos recusamos a ouvir o que necessitamos . E cobramos dos outros O AMOR INCONDISIONAL . De que jeito , se não somos sábios o bastante para nos calar como nos ensina a PALAVRA DE DEUS . Se não acolhemos porque nos falta tempo e temos que correr e sofrer a solidão , o vazio que a vida nos traz . Tempo , uma questão de preferência .Calar , uma questão de discernimento e sabedoria .

    ResponderExcluir
  3. Li os seus textos e agradeço pela participação!
    Abraços! Fique na paz!

    ResponderExcluir