terça-feira, 14 de novembro de 2023

Os guerreiros do reino, a escolha do Rei Jesus - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Lucas 6:13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: 14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; 16 E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

    Nos dias de Jesus o mundo havia sido dominado pelo Império Romano que estava sob o governo de Tibério Cesar. Os Cesares normalmente eram adorados e alguns tinham até estátuas em todo o império para que a eles fosse prestado culto. Existia também o culto aos deuses de Roma, entre eles Júpiter (o maior de todos) e Marte (o deus da guerra), portanto adorado pelos soldados do exército.

Daí a gente já entende como era difícil servir e adorar o Rei Jesus e é por isso que Jesus de antemão já afirmava:  “... Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Lucas 9:23 

Aprendemos, portanto, com os apóstolos que foram escolhidos por Jesus, que servir à causa do nosso Rei, implicava em renúncia e em batalha contra a  adoração dos deuses falsos e de dominadores deste mundo tenebroso. 

1º).  Como discípulos primitivos cumpriram a missão deles?  

Atos 12:1 E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; 2 E matou à espada Tiago, irmão de João.

Todos com exceção de Judas Escariotes, cumpriram a difícil missão dada por Jesus, para que nós estivemos hoje fazendo parte do Seu Reino. 

Assim sendo, embora alguns fatos careçam de fontes históricas primárias, eis a seguir como teriam morrido pela causa do Reino de Deus, boa parte dos discípulos: Mateus: morto à espada na cidade de Etiópia. Marcos* : arrastado até expirar pelas ruas de Alexandria e Egito, Lucas*: enforcado em uma oliveira na Grécia. João: metido numa caldeira de azeite a ferver em Roma, mas escapou ileso e morreu mais tarde de morte natural, em Éfeso, Ásia Menor. Tiago Maior: Segundo o testemunho da Bíblia, degolado em Jerusalém.  Filipe: enforcado de encontro a um pilar em Hierápolis (Frígia, Ásia Menor), Bartolomeu: esfolado vivo por ordem de um rei cruel. André: crucificado e da cruz pregou ao povo até morrer. Pedro: crucificado de cabeça para baixo, em Roma e Paulo: decapitado em Roma, ambos durante o reinado de Nero.                    

*  lembrando que Marcos e Lucas, não eram apóstolos, mas sim escritores do evangelho. 

2º).  Quem pertence ao Reino de Deus tem uma missão a cumprir

Romanos 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angúst, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

E você, como está hoje cumprindo a sua missão? Tem tido uma cruz pesada? Tem sofrido perseguições de “colegas” de trabalho? Talvez até de familiares?  Quer nos dizer algo sobre isto? 

CONCLUSÃO:  Aprendemos que nos dias da igreja primitiva, ou se servia a Jesus, ou a Cesar; se adorava a Jesus - o Rei dos reis, ou a Júpiter, ou a Marte -  deuses dos romanos.

            E quanto a você, já decidiu servir a Jesus como único Salvador e Senhor,  ou você tem algum deus escondido no seu coração? Vou deixar aqui duas palavras de Jesus para que você tome uma séria decisão:

 

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Apocalipse 3:20

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro...

Mateus 6:24 a


Quem é o Senhor e rei da sua vida? A quem você vai se dedicar? Jesus está te convidando hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário