terça-feira, 14 de novembro de 2023

Os descaminhos e o CAMINHO do Reino de Deus. O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Lucas 24:29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. 32 E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 33 E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, 34 Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. 35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. 36 E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.

Os discípulos do Rei dos reis  também eram conhecidos como " Os do Caminho" e salientamos com isto,  o  caráter progressivo e dinâmico da carreira cristã e que  ser cristão é: muito mais do que relembrar o momento da conversão, seguir em frente e obedecer ao Rei  Jesus, na certeza de que  Ele sabe o que é melhor para os seus  e que o melhor ainda está por vir!

Citamos que, das aparições do Cristo ressuscitado,  a que os discípulos de Emaús testemunham é a mais impactante,  pois acontece caminhando (o caminho para Emaús, que fica à 11 km de Jerusalém de onde eles não deveriam ter saído, pois ao invés de lhes ser o caminho* para um coração enternecido, poderia ter sido o lugar onde eles sepultariam de vez a fé e, assim sendo, podendo ser considerado um descaminho).

*O nome Emaús significa o lugar de fontes de águas quentes

Assim sendo, ao analisar o texto básico desta carta encontro alguns razões que levou  aqueles discípulos ao descaminho  - a decepção e a tristeza. Que descaminhos são estes? 

1º).  Eles estavam trilhando a rota invertida e isto trouxe tristeza desnecessária

Lucas 24:17 Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos. 18 Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?

Eles estavam saindo de Jerusalém porque não creram na promessa de que Jesus ressuscitaria. Algumas vezes agimos da mesma forma, estamos tão próximos do caminho certo, mas não estamos nele –  estamos é no descaminho.

Alguma vez você  abandonou o lugar ou o momento no qual deveria aguardar o cumprimento da promessa?

2º).  Eles se tornaram discípulos de um mestre desconhecido, lamentavelmente.    

Lucas 24:15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles;
16 mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.

É triste ver como tem gente hoje que esta “andando com Jesus”  como aqueles discípulos andaram por pelo menos 3 anos, que viram Ele levantar mortos, dar vista à cegos, fazer paralíticos andar, perdoar pecados, realizar todo tipo de sinais e maravilhas, que viram Ele pregar maravilhosamente, mas que tem uma expectativa equivocada de Jesus - Tem gente que vê Jesus como um curandeiro, um gênio da lâmpada, como um talismã da sorte para o seu time de futebol ou como o irmão “ex fumante” com câncer terminal que citei, o qual ficou frustrado por não ser servido  prontamente da “santa ceia”, crendo que perderia a salvação, ou até morreria por “não ser fortalecido” por um ato de ritualismo “como uma hóstia?”. Como tem gente que não tem entendido nada!

Como tem gente hoje que diz estar andando com Jesus, mas que lamentavelmente o desconhece como  SENHOR DA SUA VIDA e que não tem um experiência real com Ele.

Lembro aqui de Saulo que entrou em rota de colisão com o Caminho, e que o Senhor dos senhores o fez  mudar para a direção certa, fazendo dele o mais notável dos guerreiros do Reino de Deus dos seus tempos.

Atos 9:2 pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem  ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém. 3 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. 4 Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?... I8 mediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se...
A frustração de muitos no “descaminho” tornam os seus olhos escurecidos – não dá para enxergar Jesus como Ele  realmente é.

 

 

CONCLUSÃO: No caso dos discípulos de Emaús, só quando Jesus partiu o pão é que os olhos deles foram abertos. Só quando convidaram Jesus para entrar na casa deles e quando deixaram Ele assumir a posição de real controle e, sobretudo, quando voltaram para Jerusalém correndo, puderam retornar para “o Caminho” certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário