terça-feira, 14 de novembro de 2023

O Rei Jesus e o conhecimento – servos ou amigos? O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS:

João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

As expressões “o servo não sabe” e “vos tenho feito conhecer” se referindo à condição dos amigos de Jesus – o mestre e rei, são expressões notáveis neste texto.

Aprender é para todos ou somente para quem tem cargo? Se eu fizer parte de classe de estudos de Escola de Líderes eu vou aprender ou não tenho capacidade para isto? 

1º).  Aprender é obrigação de todos os discipulos de Jesus e não somente de uma elite  

Mateus 28:19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...

O versículo logo acima sobre a grande comissão é para quem tinha cargo ou para todos nós discípulos de Jesus através dos tempos? Se você tem que ensinar, como vai fazer isto, se não aprender?

Não pesa no seu coração, um amigo, um parente, um colega de trabalho estar estudando que Jesus não é Deus, que a lei no Antigo Testamento vai salvá-lo, que depois de ele morrer é só fazer uma reza para sair do purgatório, que ele vai ter uma nova oportunidade de reencarnar para concertar tudo de errado que anda fazendo

e você aí, sem ter nada para dizer para o seu amigo? Infelizmente a gente não tem nada para ensinar quando:

a) A gente não interessa ou acredita não conseguir aprender (sendo que a ordem dada aos amigos do Rei Jesus é: ... ide, ensinai Mateus 28:19 e antes disto ainda é aprendam de mim Mateus 11:29).   

b) A gente tem a presunção de que não precisa saber, porque acha que já sabe e esta atitude não é de amigo do Rei e sim de escravo sem discernimento e sem interesse: João 15:15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor... Afirmamos recentemente que: “quem acha que sabe tudo, não precisa mais aprender nada”


2º).  Deus coloca pessoas para nos ensinar e devemos ter humildade para aprender.

Romanos 12: 7 Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. E Efésios 4:11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado ... 14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Não se engane achando que novos convertidos irão  saber tudo sozinho e muito menos que, andando para lá e para acolá, se tornarão especialistas de muitas coisas. Cuidado, pois quem ainda não aprendeu, certamente  não estará ainda preparado para discernir o que é ensino genuíno de “vento de doutrina”, de astúcia e esperteza de falsos mestres, de pessoas que buscam o seu engajamento com motivações erradas ou mesmo de pessoas que embora bem intencionadas, por ignorância, acabarão o induzindo ao erro.

E o pior ainda é quando alguém se torna um disseminador de equívocos, por ter  aprendido errado e  retornando  à comunidade, coloca-a em perigo.

(Cuidado com crente “Cavalo de troia”,  pois o veneno na panela depois de lançado, pode tornar o dano irreversível).

2 Reis 4:39 Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Apanhou alguns de seus frutos e encheu deles o seu manto. Quando voltou, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. 40 O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, eles gritaram: "Homem de Deus, há morte na panela! " E não puderam mais tomá-lo.

CONCLUSÃO:  Estudar é para todos, independente de ter cargo. Honre os professores, os presbíteros, a nossa literatura,  os estudos elaborados, conforme o texto: 1 Timóteo 5:17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.

Extraímos, que atividades de aprendizado são mais importante do que somente “vitória, pão e prosperidade”. Aprendemos, portanto, que tudo isto (cultos, campanhas, prosperidade são importantes), mas que aprender nos eleva do nível de servos para amigos do Rei.

Jo. 6:26 Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário