terça-feira, 16 de julho de 2013

Liderança imposta versus liderança conquistada

Sempre afirmo que a liderança não é imposta e sim conquistada. A imposição é a característica que impulsiona os ditadores com os seus regimes despóticos, tirânicos a exemplo do Nazismo Hitlerista.

Já a liderança que é conquistada se inspira no modelo de Jesus, que mesmo sendo o Rei da Glória,  por três anos e seis meses, como maior de todos os mestres, instruindo pacientemente com Suas sábias palavras, mas sobretudo através do Seu próprio exemplo: o do líder que lava os pés dos liderados, que "serve os servos"  do líder que " sem palavras", mas com gestos que retumbantemente falam por si só, como O fez na cruz,  levam homens, de caráter débeis, de motivações reticentes, as vezes desfocados de propósitos, sob o constrangimento do Seu imenso amor que perdoa, que fortalece, que entende, que dá uma nova chance, que faz se sentir útil, importante,  vital à causa,  se tornarem homens parecidos com Ele, dispostos a morrerem por Seu supremo propósito, disseminando Sua mensagem e abalando o mundo a partir dos tempos primitivos da igreja, se perpetuando  através dos séculos.

Reconheço que é muito difícil ser líder com este perfil, mas se assim não for, o modelo adotado certamente não será o de Cristo, o modelo Dele passa pela diplomação e especialização  do  " tome a sua cruz e siga-me".  Se alguns de nós líderes cristãos consideramos difícil esta forma de liderança, perdoe-me, mas devemos optar por sermos administradores de empresas aqui da terra - o que não deixa de ser para aqui na terra uma profissão bastante honrosa.        
                                    
João 13:3-5
 Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido, João 21:17   Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Abraços 

Derciley

Nenhum comentário:

Postar um comentário