segunda-feira, 25 de setembro de 2023

O reino de Deus anunciado por João Batista - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Mateus 3:1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

O nome Jordão em Hebraico é Yarden (ירדן) vem da raiz y-r-d (ירד),
 que significa “descer”.
Essa é uma referência ao rio de desce desde as montanhas do Golã
 até o local mais baixo do planeta, o Mar Morto.
Conforme https://www.costumesbiblicos.com/2018/05/o-rio-jordao.html
acesso em  25/09/2023 
O início do Novo Testamento é marcado com a pregação de João Batista profetizando a chegada do Reino de Deus. Mas o que precisamos saber sobre O REINO DE DEUS ensinado por este profeta?          

1º).  João Batista pregava a mudança da natureza pecaminosa.  

Lucas 3:7 Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.

João questionou a reivindicação do seu povo de serem herdeiros do Reino, somente por fazer parte da árvore genealógica abraâmica. Para João era preciso mais do que isso, tinham que dar o verdadeiro fruto provindo desta árvore e eles não estavam dando esta evidência. 

Assim, não é difícil de entender que: como é necessário nascer em uma nação para fazer parte dela, a assim também só pode fazer parte do Reino de Deus se a gente nascer de novo na natureza deste reino. E não foi exatamente isto que Jesus disse para o fariseu Nicodemos? João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

João Batista pregando no deserto 
por 
Anton Raphael Mengs, 1760
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista
acessado em 24/09/2023 
2º).  João Batista pregava o arrependimento e o anseio de se viver uma nova vida.

Lucas 3:9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. 10 E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? 11 E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. 12 E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? 13 E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado...

Pela mensagem de João Batista aprendemos que o primeiro ato necessário para se tornar um cidadão do Reino de Deus é o arrependimento. E este ato é confirmado pela primeira pregação registrada de Jesus: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. Mateus 4:17

Aprendemos, então que  para fazer parte do Reino de Deus é preciso deixar as velhas práticas, e cortar o vínculo com a velha natureza, pois o Rei Jesus que veio para reinar eternamente em nossa vida, não compactua com o pecado que foi a ruína da humanidade desde o início. 

Deste modo, para que o Reino de Deus seja implantado efetivamente em nós, assim como ele reina nos céus, faz-se necessário uma disruptura com coisas  passadas que tentam impedir que a vontade de Deus prevaleça:

2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Você já confessou o seu pecado para Jesus e disse para Ele que quer viver uma nova vida?

3º). João batizava pessoas conscientes e que reconheciam o valor daquele ato.

Mateus 3:5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

A palavra Batismo vem do original grego  βαπτιζω (Baptizo) que quer dizer mergulhar. Assim, somente deve batizar, quem tem consciência do que representa este ato de mergulhar (ou seja afundar na água como símbolo de que se está morrendo para uma velha natureza e nascendo para uma nova vida – é um simbolo de seputamento e de ressurreição – e não se sepulta alguém sem o cobrir totalmente).

CONCLUSÃO: Jesus é o maior exemplo do batismo por imersão, sendo batizado na idade da sua plena consciência:

João 1:29  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. 31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. 32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33 E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário