segunda-feira, 25 de setembro de 2023

O profeta João Batista e a entrada no Reino de Deus - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Mateus 3:1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. 4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. 5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

João Batista o profeta que preparou o caminho do Senhor Jesus
https://www.opregadorfiel.com.br/2016/01/
joao-batista-preparando-o-caminho-do.html
Acessado em 25/09/2023

A chegada de João Batista foi alarmante para o povo naqueles dias, pois além de a Palavra Escrita de Deus ter estado inativa por quatrocentos anos, não se conhecia uma mensagem tão instigante como a que estava sendo pregada por este profeta que ficava às margens do Rio Jordão, nas proximidades do deserto vestido de um manto de pelo camelo, com um cinto de couro e se alimentando de gafanhoto e de mel silvestre.  

Mas como fazer parte deste Reino anunciado por João Batista? Que mensagem era esta que levou milhares de pessoas ao Rio Jordão para serem batizados?

   1º).  João Batista apontou para uma necessidade de purificação.  

Levítico 16:4 Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá.

Não podemos nos esquecer que João era um homem de Deus – um fiel israelita,  vivendo sob a influência do Antigo Testamento em fase de conclusão da dispensação da Lei e que portanto, cria que para se entrar na presença do Rei dos reis – Santo e Puro, deveria estar com vestes e corpo limpos.

Quanto à nossa dispensação – a da Graça, sabemos que a Palavra de Deus deve ser interpretada não “ao pé da letra”, mas conforme nos ensina o Apóstolo Paulo: 

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” 1 Coríntios 2:14.  

Assim sendo, para nós o batismo é um símbolo de purificação da nossa natureza pecaminosa que nos impede de entrar no Reino. Quem não tem consciência de que precisa purificar a sua alma, não deve se batizar ainda, mas primeiramente se arrepender, crer e somente depois ser batizado. Notem que o batismo tem relação com consciência, portanto criancinhas não devem ser batizadas mas esperarem a fase da consciência, pois conforme lemos, todos têm que se arrepender crer e receber o batismo como símbolo de purificação dos pecados.

Mateus 28:18,19 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo
 

2º).  João Batista apontou para o único que pode nos purificar dos pecados.

João 1:26 João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio devós está um a quem vós não conheceis. 27 Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. 28 Estas coisas aconteceram em Betabara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Jesus foi ser batizado por João, mas este profeta reconheceu que somente Jesus pode nos purificar do nosso pecado. Portanto, para entrar no Reino de Deus, faz-se necessário receber Jesus e ser lavado por sua palavra, conforme Ele mesmo honrou o ato realizado por João no Rio Jordão, afirmando posterioremente: Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. João 15:3.

Assim, além de uma ordenança, o batismo é um exemplo dado pelo Senhor Jesus de que estamos aptos a entrar no Reino de Deus: 

João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

CONCLUSÃO:  A partir de João e dos discípulos de Jesus, multidões através dos séculos tomaram a decisão de passar pelas águas do Batismo (βαπτιζω - Baptizo) que conforme aprendemos na aula passada significa mergulhar.  Desafio portanto você, a  tomar a mesma decisão se ainda não tomou, pois estas foram palavras de Jesus:

Marcos 16:15E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

Batismo em Gana na África
https://missoesmundiais.com.br/noticias/africa/282-mais-de-60
-batismos-em-gana
Acessado em 25/09/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário