segunda-feira, 27 de março de 2023

O retrocesso da teocracia nos dias dos Juízes - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Juízes 2:7 E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.

Os grandes líderes de Israel em tempos remotos, a saber: Moisés e Josué pelejaram para que se cumprisse o mesmo desejo externado por Jesus: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” Mateus 6:10. 

Entretanto, é digno de se observar que o escritor do Livro de Juízes, que afirmam ser Samuel, evidenciou dois motivos que contribuíram para um período de trezentos anos de retrocesso do Reino de Deus na Terra nos tempos dos Juízes.

E quais foram os dois motivos que contribuiram para uma decadência momentânea no Reino de Deus? Você pode dar a sua opinião sobre o que pôde fazer o reino de Deus passar por este declínio? 

Pormenor do texto de uma Bíblia de Gutenberg, impressa em 1455
https://nationalgeographic.pt/historia/grandes-reportagens/1996-os-cacadores-de-biblias
Acessado em 27/03/2023

1º.  Quando os filhos de Deus ignoram Sua Palavra, os reinos do mundo prevalecem 
Juízes 2:10 Toda aquela geração também morreu e foi reunida aos seus pais. E, depois dela, se levantou uma nova geração, que não conhecia o Senhor, nem as obras que ele havia feito por Israel.

Infelizmente, temos visto isto acontecer em nosso tempo: existe muita gente filha de cristão, que teve pais e avós fiéis que temiam a Deus; mas que hoje está escandalizando o nome de Senhor.


Você sabia que o nosso congresso tem muitos políticos que embora afirmem ser cristãos, tem, no entanto, seus nomes envolvidos em escândalos de corrupção? Você sabia que muitos jovens outrora frequentavam as igrejas, mas infelizmente acabaram se envolvendo com a criminalidade? Pois é, não foi muito diferente dos tempos posteriores a Josué, e a consequência foi que os inimigos já vencidos redobraram forças e voltaram a prevalecer e reconquistar a Terra que Deus prometera ao seu povo.

Juízes 2:13 Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e aos postes sagrados. 14 A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais não conseguiam resistir.

Inscrição de Jerubbaal antiga do tempo bíblico dos juízes
(Foto: Reprodução/Autoridade de Antiguidades Dafna Gazit-Israel)
https://www.gospelprime.com.br/arqueologos-israelenses-descobrem
-inscricao-rara-da-epoca-dos-juizes/
Acessado em 27/03/2023
2º. Quando o governo do Reino está em colapso, o que predomina é a anarquia. 
Juízes 21:25. Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.

E posso afirmar que esta seja uma das estratégias mais eficazes do inimigo: enfraquecer o povo de Deus com a ilusão de que todos podem fazer o que parece reto aos seus próprios olhos, sem liderançaé a filosofia do relativismo em ação na igreja! (É o: seja feita a minha vontade e não a vontade do Rei dos reis).

O profeta Samuel ao escrever o versículo logo a cima (Juízes 21:25), frase que ele mesmo repete no mesmo livro (Juízes 17:6 Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos), talvez pensasse em Davi, líder este que entendia que para lutar e vencer a batalha contra o mal, teria que ser de forma estruturada sob orientação do Espírito Santo e não anarquicamente, na euforia, no achismo.

1 Crônicas 14:13 Porém os filisteus tornaram, e se estenderam pelo vale. 14 E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás, e vem a eles por defronte das amoreiras; 15 E há de ser que, ouvindo tu um ruído de marcha pelas copas das amoreiras, então sairás à peleja; porque Deus terá saído diante de ti, para ferir o exército dos filisteus. 16 E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeom até Gezer.


CONCLUSÃO: Uma importante lição do Livro de Juízes ainda a ser extraída nesta conclusão, é que mesmo em tempos de retrocesso, Deus sempre levantará homens e mulheres como Gideão, Débora, Sansão e outros para continuarem a pelejar pelo Seu Reino na Terra.



i Relativismo é um termo filosófico que... repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Todo ponto de vista é válido e necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário