sábado, 11 de março de 2023

O Egito, um império a ser superado - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

            Vou começar este texto dando a oportunidade de você colaborar com o tema. Você pode começar dando a sua opinião sobre: o que significa O REINO DE DEUS?

Jesus ensinou os seus discípulos a orarem colocando este pedido em 1º lugar. “venha o teu reino”. Por que ele ensinou a pedir isto como prioridade?

Mateus 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Vamos começar lá no inicio dos registros bíblicos que revelam o estabelecimento do reino de Deus. Como o povo de Deus entendia a terra aonde eles viviam como escravos? Quem é que reinava no Egito?

O EGITO - UM REINO DE “REIS DEUSES” 

Êxodo 15:18: O Senhor reinará eterna e perpetuamente; 19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.

Máscara funerária do Faraó Tutancâmon 
No Egito alguns dos seus reis “Faraós” se consideravam reencarnações de seus deuses, assim ensinavam ao povo que eles eram a personificação de um deus e que eram escolhidos para reinar sobre a nação mais rica e poderosa do mundo. Deste modo, até na morte os Faraós eram mumificados, (pois criam que) voltariam para “a vida eterna” e desfrutariam de todas suas riquezas que eram lacradas nas pirâmides.


Você sabia que arqueólogos descobriram câmaras de morte com dezenas e dezenas de múmias de mocinhas e de soldados que tiveram que se suicidar para servirem a família real pós-túmulo?

O EGITO - UM REINO DE “DEUSES REIS” 

Nm. 23:21b, 22a ... “o Senhor seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei. Deus os tirou do Egito...”.

A deusa Heqet tinha corpo de mulher
e cabeça de rã


Os egípcios eram panteítas (pan = tudo + teo = deus), ou seja: O RIO NILO que regava as suas lavouras pantanosas era um deus que reinava majestosamente sobre o ecossistema[i], assim como as RÃS que também eram ídolos deles.  A deusa Heqet, por exemplo, (um demônio adorado por eles), tinha cabeça de rã.

 

Citei somente dois exemplos entre os quais que foram frontalmente atacados pelo Reino de Deus nas dez pragas que vieram sobre o Reino do “deus Faraó e do seu panteão[ii]. de deuses”.                                                                                                              

Assim, o Reino do Egito representado pelos deuses em figura de gente “os faraós”, que era uma terra de feitiçarias, suicídios em massa, sacrifícios humanos, evocava para si ser um “reino de deus também”, ou mais apropriadamente um reino de demônios, apropriando-me aqui das palavras sob a inspiração do Espirito Santo do Apostolo Paulo: 1 Coríntios 10:19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 20  Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

CONCLUSÃO: Quis apresentar a você que a oração de Jesus (Mateus 6:10: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu), não é uma novidade do Novo Testamento. Desde que Deus se revelou a Moisés no Monte Horebe, ele estava desejoso de que o seu reino fosse estabelecido na Terra e escolheu pessoas como nós para que o seu reino fosse representado através dos tempos. Hoje, em pleno ano de 2023, (3.500 anos depois de Moisés) você é um escolhido para guerrear pelo mesmo Reino de Deus.

Monte Horebe onde Moisés teve o seu primeiro encontro com o Deus de Israel

Êxodo 3:11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? ... 19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. 20 Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.



[i] Ecossistema é a interação de seres vivos e não vivos com o ambiente e entre si.

[ii] Panteão: significa literalmente o conjunto de deuses de uma determinada religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário