Ao iniciar este trabalho é importante afirmar que as questões do ministério pastoral e em especial o tema do aconselhamento, são de altíssima
importância à reflexão teológica, pois vivemos em um mundo marcado pela
indiferença em relação ao cuidado à pessoa, já que o homem pós-moderno, apesar de precisar
como nunca ser cuidado, se decepcionou com sistemas religiosos coniventes com a
máquina global manipuladora, se tornando enfermo (física, emocional e
espiritualmente) e pior que isto, tornou-se descrente de uma oferta sincera de ajuda.
Excepcionalmente, a tarefa a ser desenvolvida é muito árdua, pois além da
mesma, faz-se necessário a conquista da credibilidade, derrubando assim a
suspeita de que o desejo de cuidar seja integral e sincero.
Ao introduzir, pois este trabalho desejo citar o pensamento de Platão:
Ao introduzir, pois este trabalho desejo citar o pensamento de Platão:
Penso que atualmente, esta seja a
questão paradoxal e crítica para a relação aconselhamento-necessidade de
cuidado, do homem descrente da atualidade em indispensável necessidade de
interação com a graça de Deus, por Jesus, no Espírito Santo, homem este, ainda que inconscientemente, disponível na
totalidade para os diversos dons e ministérios na igreja genuinamente cristã, e
em especial, na área que trata dos feridos.
Concluo, esta introdução, afirmando que a nossa resposta a indagação de Jeremias a seguir deve ser positivamente contagiante:
Concluo, esta introdução, afirmando que a nossa resposta a indagação de Jeremias a seguir deve ser positivamente contagiante:
“Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não
se realizou a cura da filha do meu povo?” [2].
II. O modelo
holístico na pastoral:
Ao lermos a tese de doutorado de Everton Ricardo Bootz, podemos constatar
o seu objetivo em apresentar o modelo
holístico de aconselhamento, como forma de libertação e crescimento. Neste
trabalho ele cita o pensamento de Howard Clinebell com relação a integralidade
da cura, que acaba encerrando a visão holística proposta no tratamento a ser
buscado, segundo ele:
“As seis dimensões
interdependes são: Uma mente avivada, um corpo
vitalizado, relacionamentos íntimos enriquecidos, uma relação harmônica com a
natureza, relacionamentos significativos com instituições sociais e um profundo
relacionamento com Deus”. [3]
Observa-se, então, ao se fazer uma análise deste discurso, o contorno que
este doutorando dá a sua proposta, primeiramente abalizando de forma mais
especifica, o conceito do modelo holístico de aconselhamento, e logo a seguir
demonstrando as convergências do pensamento holístico nas abordagens: holística, propriamente dita, contextual, que se refere ao tratamento
do paciente tendo em vista os traumas sofridos em decorrência dos problemas,
sócio-politico-cultural no qual o mesmo esta inserido e, espiritual, da qual ele fala sobre as
questões mais interiorizadas do ser humano e os distúrbios decorrentes deste
desequilibro interior.
É interessante, no entanto, notar
que em todas as abordagens, ainda que de forma um tanto quanto ambígua (às
vezes), ele faz convergir os itens aparentemente excludentes para uma
conciliação, demonstrando assim a viabilidade do modelo holístico para a
pastoral.
Ainda antes que possamos continuar, é importante que seja demonstrado aqui, a intenção de Everton Ricardo Bootz em fazer afluir as abordagens: contextual e espiritual para uma forma mais plena de aconselhamento, assim como creio que ele desejou em sua tese:
Ainda antes que possamos continuar, é importante que seja demonstrado aqui, a intenção de Everton Ricardo Bootz em fazer afluir as abordagens: contextual e espiritual para uma forma mais plena de aconselhamento, assim como creio que ele desejou em sua tese:
- Na Abordagem
contextual de uma poimênica de libertação[4]:
Ele acaba convergindo esta forma de poimênica para uma forma de interação ( complementação ) entre racionalidade e espiritualidade
(chegando fazer menção ao uso da intuição – lado direito do cérebro), do financeiro com o koinônico, do teológico
com o psicológico, passando também pela questão da hermenêutica bíblica com foco
em libertação social, não deixando de mencionar o aspecto do numinoso. Enfim,
percebe-se, entre estes e outros exemplos que podem ser extraídos do texto, uma
preocupação do autor em conduzir a questão contextual para uma abordagem de
harmonização do todo, de complementaridade, demonstrando assim uma filosofia
holística, nas questões sócio-politico-culturais.
- Na Abordagem
espiritual[5]:
Não diferentemente da abordagem anterior, observa-se a intenção de
Everton Ricardo Bootz, em fazer convergir o espiritual para o holístico, onde
mais uma vez ele menciona a questão da integralidade do viver humano chegando a
afirmar que:
“A pessoa vive bem ao viver integralmente as diferentes
dimensões da vida humana”.[6]
Daí em diante ele começa a
demonstrar estas diferentes dimensões da vida humana:
- A racionalidade: com o foco no diálogo
- A emotividade: com o foco de “evangelizar os
próprios sentimentos”
- A espiritualidade, propriamente dita.
Podemos
então a partir de suas considerações, observa-lo, trabalhando mais uma vez para
demonstrar o espiritual com tendência para o holístico. Conforme ele mesmo
afirma: “A dimensão social é diretamente influenciada por uma vida
espiritualmente exercitada”, informação esta que deixa transparecer sua
combinação entre questões sociais e espirituais em si, o que a meu ver, não
deixa de ser uma forma saudável de pensar com relação à espiritualidade, pois é
fato que as duas dimensões não se excluem mutuamente. Desejo, para ilustrar,
citar o pensamento do Dr. Loring T. Swain, na esfera especifica do tratamento
de pacientes:
“Tem-se tornado cada vez mais claro, como demonstrado, pelos
médicos em toda parte, que a saúde física está intimamente ligada com a saúde
espiritual e que, muitas vezes, depende dela”.[7]
Desejei então até aqui,
esclarecer a intenção do autor da tese, em convergir as abordagens supracitadas
para um foco mais abrangentemente holístico, o que particularmente, não entendo
como sendo maléfico para uma estratégia de aconselhamento pastoral . Tenho porém a esta altura da reflexão, uma preocupação de que sob o ensejo de sermos excessivamente abrangentes
e ecléticos[8], “venhamos acalentar algumas sujeiras da banheira pensando serem elas
também, parte integrante do bebê.” [9].
Cito a titulo de exemplo de minha preocupação, as influências orientais
sob tratamentos terapêuticos com foco holístico como eles mesmos evocam para si
o termo, podendo serem amplamente pesquisados em livros que abordam o tema e
também na internet. Desejo inclusive
fazer citação de um destes sites:
“A massagem terapêutica holística é um
conjunto de técnicas de origem ocidental e oriental. Exercida através de
toques, suaves ou profundos, através das mãos visando atingir tecidos corporais
com o propósito de produzir efeitos terapêuticos sobre o sistema nervoso,
muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e linfático, local e sistêmico.
O homem vive sob pressão do meio ambiente e isto provoca alteração e distúrbios
freqüentes de saúde, abalando o equilíbrio energético como um todo, levando a
estados agudos ou até crônicos de ansiedade, depressão e estresse. Existe uma
conexão invisível entre o corpo físico e as forças sutis do homem, sendo estas
a chave para a compreensão dos relacionamentos internos entre a matéria ... e
meridianos, ou seja, nas linhas de forças do duplo etérico.. Na massagem
terapêutica são usadas diversas terapias como: Shiatsu nos meridianos de
acupuntura, Reflexologia, Quiroterapia, Osteopatia, drenagem linfática e
limpeza e energização do sistema nervoso autônomo e dos gânglios... A massagem
tem o objetivo maior de equilibrar o ser como um todo: no mental, no emocional
e no energético”[10].
III. Implicações
do modelo holístico no aconselhamento pastoral:
A grande indagação a ser feita então a esta altura deve ser: Até que ponto ao
invés sermos sal e fermento, seremos influenciados e levados por filosofias
alheias a sã doutrina cristã? ... Assim
como já citei em outra oportunidade, reafirmo as palavras de John Wesley que
servem como um tipo de fiel da balança desta indagação:
“Quanto porém a todas as opiniões que não atingem a raiz do
cristianismo ‘nós pensamos e deixamos
pensar’”. [11]
Então se por um lado, devemos nos preocupar com possíveis implicações
negativas deste tipo de modelo de aconselhamento, sabendo fazer as devidas
filtragens, que devem ser peculiares a critica teológica cristã, podendo ser citado aqui o exemplo de um dos grandes expoentes do pensamento cristão em todos os tempos:
§ Paulo: que soube
fazer a transição de um cristianismo judaico fechado, com cautela para um
cristianismo aberto para mudanças e de visão mais abrangente, resultando daí a
igreja gentílica primitiva, da qual somos fruto.
Enfim, nos inspiramos em homens como o mesmo Paulo e tantos outros como: Orígenes,
que soube conciliar a filosofia grega com a doutrina cristã e o próprio John
Wesley que soube em seu tempo fazer os devidos ajustamentos entre: Calvinismo,
Arminianismo, Pietismo, Anglicanismo: fazendo emergir em decorrência da
influencia sobre estas doutrinas[12], o
pensamento ainda que não perfeito, mas certamente sincero: o wesleyanismo.
Todos estes pensadores cristãos estavam preocupados com a questão da complementaridade (teológica, cultural, social, espiritual, etc.)
Todos estes pensadores cristãos estavam preocupados com a questão da complementaridade (teológica, cultural, social, espiritual, etc.)
Provavelmente por ser um metodista, penso que o caminho é o do
equilíbrio, do sinergismo, da interação; não necessariamente o da
conciliabilidade a qualquer custo, mas o caminho da análise benevolente para a
conciliação.
Por fim, creio que o modelo proposto pelo autor da tese “CONSULTEI A DEUS, ELE ME
RESPONDEU E ME LIVROU DE TODOS OS MEUS TEMORES” [13], Everton Ricardo Bootz, implica
sim em benefícios para o aconselhamento pastoral, pois realmente faz-se
necessário uma integração de esforços para curar o homem que pior do que
dicotomizado ou tricotomizado, está integralmente ferido pelo pecado quer seja intima,
quer seja contextualmente, entretanto, que possamos assimilar todas as
propostas que surgem com a responsabilidade não somente de cuidar do ferido,
mas também de sermos diagnosticadores dos males que em todos os tempos tentam
infectar esta tão querida casa de misericórdia chamada Igreja.
[1] OLIVEIRA, Moysés Marinho de,
7 mil ilustrações e pensamentos para sermões, palestras e boletins – Rio
de Janeiro – pág. 100, 6ª ed. JUERP, 1995.
[3]
Afirmação sobre o pensamento deste autor mencionado na Página 37 da sua tese de doutorado – vide nota de roda pé
nº 148 e 149.
[4] Sobre a
abordagem contextual, vide págs. 41, à 52.
[5] Sobre a
abordagem espiritual, vide págs. 53 à 55.
[6]
Leia-se no 1§ da pág. 53.
[7] OLIVEIRA, Moysés Marinho de, 7 mil ilustrações e
pensamentos para sermões, palestras e boletins – Rio de Janeiro – pág. 100,
6ª ed. JUERP, 1995.
[8]
Pensamento de filósofo do ecletismo: "Seu
objetivo era a partir da filosofia eclética conciliar o que julgavam verdadeiro
em todos os sistemas, considerados como manifestações parciais de uma verdade
única e ampla. Em resumo, (...) é o Ecletismo uma reunião de teses conciliáveis
tomadas de diferentes sistemas de filosofia, e que são justapostas, deixando de
lado, pura e simplesmente, as partes não conciliáveis destes sistemas.(...) É
recolher todas as grandes idéias suscitadas pelo progresso das idades, e em
fundi-las no crisol de uma idéia nova" http://www.coladaweb.com/filosofia/ecletismo.htm,
acessado em 12/06/2009.
[9]
Ocorreu-me esta frase em contraponto a frase usada por nós em teologia de que: “devemos ter cuidado, pelo fato de que por
estar suja a água da bacia, não venhamos jogar também bebê, ralo a fora”.
[10]Sobre
Massagem terapêutica holística. http://ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=2196
acessado em 12/06/2009
[12]
Wynkoop, Mildred Bangs, Fundamentos da
Teologia Arminio Wesleyana, Editora
Casa Nazarena de Publicações , p. 79 à 91, 2004.
[13] Vide na íntegra a tese de doutorado de Everton Ricardo Bootz http://www3.est.edu.br/biblioteca/btd/Textos/Doutor/bootz_er_td34.pdf
[13] Vide na íntegra a tese de doutorado de Everton Ricardo Bootz http://www3.est.edu.br/biblioteca/btd/Textos/Doutor/bootz_er_td34.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário