segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Paz, sossego e cruz, palavras indissociáveis


A minha paz foi meu Deus quem deu. Quando recebi Jesus em meu coração, recebi a paz porque Ele é o príncipe da paz (Isaías 9:6); Ele é a minha paz ( Efésios 2:14). Quando alguém quiser minha ajuda, com sinceridade peça que tentarei de todo coração ajudar, mas não tente me induzir a complexos de culpas pelas suas perplexidades, não tente roubar minha paz, porque dela não abro mão. Quando encontrar alguém com sua carga pesada, se tiver condição sempre tentarei amenizá-la. No entanto, não estou disposto a carregar cruz de nenhum cristão, pois já tenho a minha e inclusive entendo que, não há verdadeiro cristão sem cruz (Mateus 16:24).

Assim sendo, estou disposto a compartilhar cargas na estrada da vida e diga-se de passagem, compartilhar remete a ideia de reciprocidade. Afirmo que a minha carga é pesada. E quem está disposto a compartilhar comigo? Note o ensinamento de Paulo aos Gálatas, observe bem o primeiro e o último versículo logo a seguir:
Gálatas 6:2-5 
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.Mas prove cada um a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em outrem; porque cada qual levará o seu próprio fardo.

Pesquisei o significado da palavra carga que é opressão, embaraço, encargo. Já fardo significa: o que é pesado ou custa a suportar; que exige cuidados ou responsabilidades.

Concluo o meu recado afirmando o seguinte: Quem quer a minha ajuda? Pode contar com um cristão disposto a compartilhar. Quem quer alguém para levar o seu fardo? Nem Jesus o levará, pois ele afirmou:
 
Mateus 11:29-30 
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

Finalizo ainda afirmando aos que sinto que querem roubar a minha paz: não abrirei mão de me sentir como o salmista: 

Salmos 131:2 
"Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. 
Penedo - RJ, terra de sossego

Segue ainda um cântico, que moldou o meu caráter como cristão e uma foto de um dia de férias passadas em que estava sossegado a beira de uma praia em Angra dos Reis.

Abraços e paz de Cristo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário