quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher - obra prima de Deus!

Desde o início do meu ministério pastoral sempre utilizei o dia 08 de março para celebrar um culto em referência ao Dia Internacional da Mulher, embora esta data não fizesse parte de calendários eclesiásticos e, por conseguinte não fossem comuns eventos com este tema na igreja. 

Meu objetivo sempre foi levar a comunidade local a uma reflexão sobre a importância da mulher no contexto social, sobre as discriminações sofridas por ela e lembrar também suas conquistas através dos tempos.

Entendo sim que no início, esta data tenha  sido olhada  com certa cautela por alguns, por causa de sua origem em manifestações femininas por melhores condições de vida e trabalho, que embora fossem justas, mas que envolveram algumas greves e protestos com objetivo de conquista destes direitos junto a empregadores comumente adaptados a uma tradição machista prevalecente há séculos, o que comumente gerava alguns receios de posicionamento político e em alguns casos mais extremos até de enfrentamentos por conflitos de idéias. 

É bem verdade que este movimento lícito pelo mundo, depois do seu início, acabou realmente adquirindo perfis mais ideológicos com repercussões sócio-políticas, podendo ser observadas a partir daí, revindicações alavancadas por movimentos feministas que lutaram por igualdade de direitos entre sexos opostos e contra a desigualdade social de um modo geral,  fazendo, inclusive valer a força da mulher através da conquista do direito lícito do voto.  

Mais também não deixa de ser correto o raciocínio de que algumas questões de divergências políticas e ideológicas, com alguns extremos seguidos pelos movimentos “feministas”, o que não significa necessariamente a mesma coisa que movimentos “femininos”, acabaram fazendo alguns olharem estes eventos com certa reserva, senão com cautela. 

É bom afirmar aqui, entretanto, que não é meu propósito aprofundar a questão levantada acima. Na realidade, o meu desejo nesta reflexão é enfatizar a ideia de que a igreja de hoje, precisa desenvolver ainda mais esta homenagem, aproveitando a data para agradecer a Deus pelas mulheres que Ele tem levantado para serem bênção na igreja, na sociedade de um modo geral e em especial no seio familiar.
  • Penso que deve ser compromisso da igreja, envolver seguimentos de oração para interceder pelas mulheres: que são nossas filhas, mães, esposas, amigas de trabalho, ou mesmo a anônima próxima a cada um de nós. 
  • Entendo que os seguimentos evangelísticos devem ser mobilizados para levarem as boas novas a tantas mulheres que estão sofrendo exploração sexual, marginalizadas pelo uso de drogas ou vivendo qualquer tipo de sofrimento relacionado ao triste fim da era moderna que vivemos. 
  • Creio que os setores de ensino devem fazer palestras sobre as conseqüências do aborto, sobre os direitos da mulher, entre eles suas conquistas referentes à  lei Maria da Penha e outros temas similares.
Não podemos deixar de falar nas igrejas nesta data tão sugestiva, dos preconceitos que Jesus quebrou contra a mulher e dos paradigmas femininos contidos na Palavra de Deus que estimulam a mulher como pessoa, digna de honra e de ser amada.

Como exemplo de preconceitos quebrados por Jesus, pode ser citado aqui, o caso do encontro do Poço de Jacó no qual a samaritana fica admirada pelo fato de o Senhor, sendo  homem e judeu, lhe pedir água, sendo ela uma pessoa discriminada pela sociedade na qual vivia, por causa de sua situação afetiva irregular e também pela sua condição social, já que judeus não se relacionavam com samaritanos por motivos de divergências religiosas do passado.   

Quantas outras mulheres da Palavra de Deus podem ser lembradas como modelo para a mulher contemporânea, podendo ser citadas como exemplo:
  1. Eva a mãe de toda a humanidade; 
  2. Maria que deu à luz Jesus Cristo o mais importante de todos os homens; 
  3. Maria Madalena a primeira entre todos os discípulos a ver Jesus após a ressurreição e a primeira a ser comissionada a dar a boa nova ; 
  4. Raabe, a prostituta que por sua fé, tornou-se um canal de Deus na conquista de Canaã, sendo honrada nas genealogias de Davi - o maior rei de Israel e na de Jesus o Rei dos reis e Senhor dos senhores; 
  5. Rute uma estrangeira pobre e desventurada de cuja descendência vem o já citado Rei Davi – seu bisneto, e como a já citada Raabe, tendo no rol dos seus descendentes o mais notável de todos os homens – Jesus de Nazaré.
Com certeza, em um mundo de tanta discriminação contra as mulheres a igreja do Senhor Jesus, poderá fazer ecoar sua voz de forma muito mais eficaz do que qualquer movimento político ou ideológico. Assim em ato de celebração poderemos declarar no dia 08 de março:

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada”.
Provérbio 31:30

Não poderia encerrar este texto sem citar as mulheres mais importantes da minha historia:

Familiares ascendentes:
Minha mãe
Valdete Chaves Bastos
Minhas irmãs
Wanda Chaves Bastos Nascimento
Denise Bastos de Moraes
Valéria Chaves Bastos
Minha prima e irmã de criação
Terezinha Pereira dos Reis
Minha sobrinha
Esther Bastos de Moraes
Maithê Bastos de Moraes

Familiares descendentes:
Minha esposa
Ivone Borges Bastos
Minhas filhas
Priscila Borges Bastos
Patricia Borges Bastos

A estas queridas mulheres e a todas as colegas de trabalho, de escola,  de faculdade. As  minhas queridas ovelhas, as que se encontram esporadicamente comigo nos ônibus, me atendem no comércio, nos bancos, nos guichês de pedágio. As menininhas, as garotas, as adolescentes, as jovens, as senhoras,  as bem idosas.
As que usam burcas,  porque não podem expor publicamente sua beleza;
as que não são celebradas quando nascem simplemente por que não nasceram homem;
 as que são mutiladas em sua sexualidade, por que machistas temem serem traídos;

 enfim a todas as mulheres de todo mundo:

Minha sincera homenagem!

3 comentários:

  1. Deus se inspirou com toda a profundidade de Seu ser para então, desfechando com chave de ouro, fazer a mulher - a obra prima da criação e só depois descansou de toda a sua obra! Derciley

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, por interagir e compartilhar. Abraço.

      Excluir