quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Rei Salomão e o seu distanciamento de Deus - A Teocracia Israelita – O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

1 Reis 11:11 Então o Senhor disse a Salomão: "Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu à minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o reino e o darei a um dos seus servos. 12 No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você viver. Eu o tirarei da mão do seu filho.

Quando constatamos que Salomão é o escritor de três livros da Bíblia: 1º. Cantares de Salomão (na sua juventude), 2º.  Provérbios (na sua fase adulta) e 3º. Eclesiastes na sua fase final da vida; concluímos como temos que acautelarmo-nos na nossa breve existência, pois no final ficam as nossas lembranças, sejam boas ou más.

Mas que contrastes das obras de Salomão podemos destacar aqui?   

1º).  Salomão -  O seu legado de paz e felicidade para o Reino de Deus

1 Reis 4:20 Judá e Israel eram tão numerosos como a areia da praia; eles comiam, bebiam e eram felizes. E Salomão governava todos os reinos, desde o Rio até a terra dos filisteus, chegando até a fronteira do Egito. 21 Esses reinos traziam tributos e foram submissos a Salomão durante toda a sua vida.

A história dos grandes impérios é marcada por grandes homens que para dominarem, fizeram guerras sanguinárias, destruindo civilizações, fortalezas, culturas, mulheres e crianças, diferentemente do reinado de Salomão, o qual fez jus ao nome que o seu pai Davi lhe deu [1].

É importante lembrar assim que, a maior característica do reino de Deus é a paz, pois o Rei Jesus, segundo o Profeta Isaías, é caracterizado por esta paz: “... e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6.

Lembremo-nos ainda que o Novo Testamento confirma estas palavras nos lembrando que:  Rm 14:17  ... o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. ... 19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

A queda de Salomão para a idolatria
https://www.apologeta.com.br/rei-salomao/
Acesso em 04 08 23
Quanto a Salomão realmente ele buscou a paz, mas infelizmente ele não o fez até o final pelo caminho da aproximação com Seu Deus que é paz [2].  Ao invés de Salomão ajustar a sua aliança com Deus, ele acabou se afastando gradativamente  Dele, trilhando o caminho de alianças com os reis da Terra.

Penso eu que foi por isto que Salomão se casou com tantas filhas de reis, não por um ato de imoralidade, mas de “alianças para pacificação” conf. a Bíblia em 1 Rs 11:3 “Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se. 4 À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi”.

Deste modo, apesar de Salomão ter conseguido a paz, perdeu o Seu Deus de vista porque não o fez pelo caminho da dedicação a Ele, dedicação esta que requer vida separada à causa do seu Reino.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14

2º).  Salomão -  A sua advertência sobre uma vida realmente sábia.

Provérbios 9:10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; o conhecimento do Santo resulta em discernimento.

Como é tremendo lembrar que este versículo está registrado em um dos livros de Salomão que no final da sua vida acabou reconhecendo: Eclesiastes 2:8 Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem. 9 Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria. 10 Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. 11 Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.  

CONCLUSÃO:  A relevância da vida de Salomão para o Reino de Deus esta na própria conclusão que ele chega em Eclesiastes 12:13: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.



[1] O nome de Salomão (Shalomõ)  é associado a paz (Shalom)

[2] Um dos atributos de Deus é paz, conforme lemos em  Juízes 6:24Então Gideão construiu um altar para o Senhor naquele local e o chamou de Javé-Shalom...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário