terça-feira, 2 de maio de 2023

O rei Davi e o seu final honroso e feliz - A Teocracia Israelita - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

O Rei Davi (Mosteiro do Escorial, Espanha)
https://revista.arautos.org/
o-rei-davi-modelo-na-penitencia-e-na-confianca/
Acesso em 02/05/2023
Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto... 16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Ao falarmos sobre o final da vida do Rei Davi, escolheremos aqui tratar sobre sua atitude em  reconhecer os seus erros e de sua humildade para voltar à Deus em obediência.

Os maiores legados que Davi nos deixou, não são somente os seus salmos, conquistas ou tesouros, mas sobretudo somos inspirados a voltarmos com sinceridade onde caímos e pedirmos perdão, começando uma renovada história.

1º).  Davi  buscou a graça de Deus, se arrependendo das suas falhas.

2 Samuel 24:22 Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. 23 Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti.  24 Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. 25 E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.

 Observamos que o capítulo acima começa com mais uma atrapalhada de Davi. Deus lhe concedeu a expansão do Reino, mas ele confiando em si mesmo e em sua própria capacidade, resolveu contar quantos soldados tinha para guerrear; Deus, assim se desagradou enviando uma praga. 

Mas como Davi reagiu a reprovação de Deus? O texto bíblico acima explica: Davi comprou uma fazenda e ofertou a Deus, para O agradar.  E vimos  que a consequência foi extraordinária, repercutindo para a posteridade:

1º. Deus realmente se agradou da ação de Davi. 

2º.  Em um futuro próximo, o seu filho Salomão construiu exatamente ali o glorioso Templo. 

3º. É bom lembrar ainda que este mesmo Templo veio a ser reconstruído nos dias do profeta Ageu 

4º. e que mil anos após  Salomão,  Jesus entrou e pregou nele cumprindo a seguinte profecia:

Ageu 2:8 “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. 9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”.

Você já pensou que: como Davi, você é uma história ambulante sendo construída para “o bem ou para o mal”?

2º). Davi compartilhou a graça com os que faziam parte de sua história.

2 Samuel 9:3 Perguntou-lhe Davi: "Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus? " Respondeu Ziba: "Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés". 4  "Onde está ele? ", perguntou o rei. Ziba respondeu: "Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar". 5 Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar.

Existem vários exemplos bíblicos de que Davi era um rei  misericordioso; escolhi aqui,  porém, a linda história  de Mefibosete, cuja vida  além de encher o nosso coração de graça nos lembra ainda uma das mais lindas éticas do Rei dos reis – o Nosso Senhor Jesus:

Mateus 5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

O Nosso amado Rei Jesus nos ensina que as heranças do Reino estão disponíveis para os “Mefibosetes”.

Certamente sou um Mefibosete, grato por poder sentar à mesa com os príncipes – Isto  é um ato de pura graça do Rei dos reis!

1 Samuel 2:8 Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.

CONCLUSÃO: A Bíblia cita as últimas palavras de Davi, uma convicção de que Deus confirmaria reis assentados em seu trono. E quem é o maior destes reis?

2 Samuel 23:1 Estas são as últimas palavras de Davi: "Palavras de Davi, filho de Jessé; palavras do homem que foi exaltado, do ungido pelo Deus de Jacó, do cantor dos cânticos de Israel: 2 "O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua. 3 O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus, 4 é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra’. 5 "A minha dinastia está de bem com Deus. Ele fez uma aliança eterna comigo, firmada e garantida em todos os aspectos. Certamente fará prosperar em tudo e concede-me tudo quanto desejo. 

Michelangelo é um dos gênios mais célebres da história da arte, e sua notável estátua do rei israelita Davi
é provavelmente a escultura mais famosa do mundo. A estátua tem 5,20m de altura e pesa 5,66 toneladas 
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=12069


Nenhum comentário:

Postar um comentário