sexta-feira, 14 de abril de 2023

Aliança de Deus com Davi - A Teocracia Israelita - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Salmos 89:3 Tu disseste: "Fiz uma aliança com Davi, meu servo escolhido. A ele fiz este juramento: 4 ‘Estabelecerei seus descendentes como reis para sempre; eles se sentarão em seu trono de geração em geração.

Rei Davi tocando harpa   Gerard van Honthorst
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Gerard_
van_Honthorst_-_King_David_Playing_the_Harp_-_
Google_Art_Project.jpg
Acessado em 14/04/2023

A história do Reino de Deus é marcada pela aliança que Deus faz com o Rei Davi e a sua
descendência. Como nós somos inspirados pela lealdade que Deus teve para com Davi! Quando contemplamos o que Deus prometeu ao mais honrado representante do Seu Reino no Antigo Testamento, temos a vontade de sermos ainda mais fieis à causa que leva o mais ilustre de todos os descendentes de Davi orar mil anos após. Refiro-me a Jesus: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Mateus 6:10.

Mas, por que Davi foi tão honrado assim por Deus?  O que fez com que Deus jamais se esquecesse da aliança que fizera a Davi, apesar das suas falhas que veremos na próxima aula? O que fez Deus declarar:

Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi. A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. Sl. 89: 34,35, 36.

1º).  Davi – Honrou a Deus, reconhecendo a sua grandiosa proteção.

Salmos 48:1 Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus. 2 Seu santo monte, belo e majestoso, é a alegria da terra toda. Como as alturas do Zafom é o monte Sião, a cidade do grande Rei. 3 Nas suas cidadelas Deus se revela como sua proteção... 8 Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade de nosso Deus: Deus a preserva firme para sempre.

Davi reconheceu quem era o verdadeiro Rei de Israel e quanto a ele, enquanto ungido, era somente o seu representante, um fiel instrumento do Rei do Universo. Quando Davi alcançou a honra de governar em Jerusalém, ele reconheceu quem realmente deveria ser reverenciado pelos súditos. O Seu Deus era o motivo da preservação e da vitória na Terra. A vontade do seu Deus deveria ser reconhecida, respeitada e amada.

Reverencia e adoração ao nome do Senhor     
httpculturahebraica.blogspot.com201910judaismo-o-nome-do-eterno-baruch-hashem.html
Acessado em 14/04/2023

2º).  Davi – Honrou a Deus, adorando-o acima de tudo e de todos.

Salmos 24:7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8 Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. 9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei.

É impressionante como Davi foi diferente de outros grandes reis que diziam representar os seus deuses.

Lembro aqui somente, do grande Rei Nabucodonosor que depois de conquistar o mundo de sua época, não reconheceu a glória do seu deus falso demonstrando assim reconhecer a si mesmo, acima de tudo e de todos

Daniel 4:29 Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de babilônia, 30 Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? 31 Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. 32 E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

A atitude de Davi é um exemplo para nós e em contrapartida a atitude de Nabucodonosor é um alerta para quem não reconhece a quem deve ser dada a verdadeira adoração.

CONCLUSÃO: A fidelidade do Rei Davi, nos remete a seguinte reflexão: Existe algum deus sobre o qual se evoque tamanha reciprocidade de fidelidade? O rei do Universo é fiel. Da casa de Davi nasceu o Rei dos reis, o Senhor dos senhores – Jesus o Filho de Davi. A promessa de Deus é extensiva a todos nós. Seja fiel a Deus e ao seu amado Filho Jesus e ele te honrará.

1 Samuel 2:30 Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo [i].


[i] A casa de Eli perdeu a promessa que Deus fizera para eles, pois não honraram a Deus, não O adoraram e não obedeceram a Sua Palavra. Aprendemos, pois neste último versículo que, embora Deus seja compassivo, a Sua fidelidade reivindica reciprocidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário