terça-feira, 29 de setembro de 2015

Eu um sábio?

A sabedoria pertence a Deus, é inerente a ele, é seu atributo inseparável!

E o que devemos a nós mesmos nos considerar?
Πυθαγόρας
O grego Pitágoras, que viveu no século V a.C nos deu uma boa sugestão:
“Sou apenas um amigo da sabedoria”
Respondeu ao rei que o admirava como um grande sábio.

Segundo alguns estudiosos do pensamento grego, este filósofo também conhecido como o pai da matemática queria dizer o seguinte:
"Busco a sabedoria, procuro o conhecimento, quero saber, conhecer, sair da escuridão da ignorância".

A palavra filosofia é a junção de duas palavras filo = amigo + sofia = sabedoria. 
Daí a origem da palavra filosofia: amigo da sabedoria 

Pitágoras, ainda que não conhecesse o Deus dos não menos brilhantes profetas de Israel, ainda sim reconhecia que a sabedoria pertence ao "Divino" e não ao humano.

Assim sendo, apesar de o brilhante filósofo ter vivido em um tempo e um lugar distante de onde viveu o Sábio dos "sábios", certo Mestre - o carpinteiro Jesus de Nazaré, a que sábia conclusão chegou este filósofo!

Atrevo-me ainda a fazer as seguintes afirmações:
O Coliseu em Roma - Lugar de barbaridades terríveis sob o pretexto de diversão. 
Uma civilização sem o conhecimento de Deus
    não deixa de ser  bárbara, apesar de sua evolução.   
     1º  O desejo sincero e humilde de alcançar o conhecimento, de algum modo, fez este pensador aproximar-se ainda como que “por um espelho”, do princípio absoluto que rege todo aquele que realmente busca o Deus da Sabedoria, e que de forma humilde e sequiosa não despreza aquilo que diferencia um homem bárbaro de um homem respeitável; um bruto qualquer de um ser humano polido por excelência!
Provérbios 9:10
 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento".
 2º Parece-me que este anseio pelo conhecimento, de forma latente, pulsou nos corações gregos que através dos tempos o buscaram, fazendo preciosas perguntas, cujas respostas foram encontradas quando veio a plenitude dos tempos, através dos quais uma nova aliança em Cristo se efetivou, confluindo a sede do pensamento inquiridor dos gregos à  uma escolha do remanescente judaico  pela busca e sobretudo pelo encontro do conhecimento, que despreza a escuridão destruidora da ignorância.
Oséias 4:6
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...".

No tocante ao anseio do grego pelo saber, o que não poderíamos afirmar aqui ainda sobre Orígenes, Tertuliano, Agostinho de Hipona e a teologia patrística e porque não dizer também sobre os apóstolos Paulo, João e outros e, sobretudo, sobre o Novo Testamento escrito originalmente no grego? Não é emblemático o anseio dos gregos em conhecer Jesus, e como ficou registrado no Evangelho segundo João?

Todos ficavam maravilhados com o seu ensino Lucas...  4:32
João 12:20, 21 
Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.

Para encerrar esta reflexão, retomo a pergunta do início deste texto:

 E o que devemos a nós mesmos nos considerar?

A Bíblia, muito mais do que Pitágoras e toda a pretensa sabedoria humana, fala por si só e chama para si o direito irrefutável de responder a esta pergunta:

Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião.
Isaías 5:21

Com isto concordam Pitágoras o filósofo e Isaías o mais instruído dos profetas entre os inspirados por Deus (hagiógrafos).

Mas o que Pitágoras por ter vivido quinhentos anos antes de Cristo, não teve o privilégio de conhecer nós o tivemos, pela revelação dos mistérios que estavam ocultos, mas que a nós foram revelados - Jesus, a sabedoria de Deus que fez carne e habitou no meio tanto de ignorantes que desprezaram o conhecimento, assim como de amigos da sabedoria que a tem buscado incansavelmente. 

Mateus 12:42  
“A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão”. 

E uma última dica: se você sente que te falta sabedoria, saiba que Deus quer  compartilhar com você este dom.
Tiago 1:5
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Abraços

Derciley

Nenhum comentário:

Postar um comentário