segunda-feira, 17 de junho de 2013

Psiu! Há tempo de calar!


“O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo, porque tem que dizer alguma coisa” Platão.

Não é em tudo que há discordância entre os pensadores do mundo e a Palavra de Deus. 

Com relação ao falar, afirma as Escrituras Sagradas: 

"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se" Tiago 1:19.

Como fala forte à consciência cristã o fato de que há tempo de calar, pois até Jesus em alguns momentos se calou.

Entre a cruz e a ressurreição - três dias de silêncio retumbante do meu Senhor

Mas, infelizmente, como existem "crentes" em redes sociais, agindo como anti-sociais e falando sem pensar, ferindo a torto e a direito, desapontando neste caso, tanto a sabedoria secular, quanto a orientação bíblica de se falar menos e pensar mais. 

Assim sendo, espera-se  do homem civilizado que seja sábio ou busque com amor a sabedoria, assim como do cidadão dos céus que seja prudente e não  um tolo. 

Exorto, p
ortanto a alguns que se dizem cristãos e que se jugam sábios aos próprios olhos: Pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, não envergonhem o evangelho, mas falem o estritamente necessário. Exorto ainda aos que realmente são verdadeiros discípulos seus, a pensarem para falar e não ao contrário, porque assim,  mesmo que não desejem como foi o caso de Pedro, certamente estarão emprestando suas bocas ao diabo.

Tenha assim cuidado, pois quem fala muito pode se autoincriminar e neste caso é muito propícia a frase dos policiais americanos ditas aos infratores no ato de prisão: "Você tem o direito de permanecer calado, pois tudo o que você disser será usado contra você no tribunal. 

Quanto a todos os cristãos, com relação a tantas besteiras que se ouve ou se lê por ai, "temos em alguns casos o dever de permanecermos calados" ou em outros casos em  que seja imperioso o falar, que o façamos pensando bem para sermos agentes de desconstrução de todo tipo de sofismas que  tem se levantado para prejudicar a boa palavra que ministra graça aos que a ouvem ou que a leem. 

Seja neste último caso, entretanto e só neste último caso, que não nos calemos, pois aí sim terá chegado o momento de elevarmos a nossa voz com sabedoria e intrepidez, exatamente como nos ordenar o Nosso Deus: 

E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. Atos 18:9-12  

Quero encerrar lembrando aqui outros pensamentos populares que a meu ver, em nada discordam da Palavra de Deus:

"Gentileza gera gentileza"

"Quem com ferro fere, com ferro será ferido".

Abraços! 


Derciley




Nenhum comentário:

Postar um comentário