quinta-feira, 10 de julho de 2014

Resgatando o Maracanazo

Barbosa goleiro do Vasco e da Seleção Brasileira de 1950
Ao compararmos a derrota do futebol do Brasil  pelo adverso placar de 7 a 1 contra a Alemanha no dia 08/07/2014 , com a derrota por 2 a 1 contra o Uruguai em 1950 conhecida como o Maracanazo, podemos chegar a algumas conclusões:

     1. Nem sempre as derrotas são propriamente fracassos, devendo serem vistas em boa parte das vezes como lutas honradas de guerreiros que apesar de caírem, caem não abrindo mão de lutar.  

E foi o que por décadas muitos brasileiros injustamente não fizeram em relação à seleção brasileira de futebol de 1950, ao não discernirem que mesmo na derrota aqueles desbravadores estavam escrevendo um história de vitórias deste esporte em nossa nação. 

     2. Jamais devemos tratar de modo implacável os que foram vencidos, estigmatizando-os como vilões da história, mas com a condescendência que merecem seres humanos que com as cicatrizes inerentes dos embates, sempre têm algo a nos ensinar e em especial no caso do esporte, senão em todas as esferas da vida!
Mas foi exatamente como vilão que trataram por mais de meio século, entre outros, o grande goleiro Barbosa! De forma desprezível não o fizeram sentir como uma pessoa sem valor e o pior para uma história que começou exatamente a partir dele e de seus companheiros?   
Barbosa um dos maiores goleiros do Brasil em todos os tempos
morreu em 7 de abril de 2000 esquecido pela história do futebol brasileiro  

Embora possamos considerar que o sonho de se chegar a elite do futebol tenha começado efetivamente a partir destes pioneiros, infelizmente estes "amadores" mas valorosos atletas foram literalmente desprezados e assim consequentemente desprezados  os nossos humildes começos.

Desta forma, lamentavelmente, além de não valorizarmos os nossos apaixonantes atletas, pior ainda fizemos  questão de apagá-los da lembrança!

É bom no entanto, que o presente ainda que triste para nós, tem nos trazido uma lição se encarregando de fazer justiça e caprichosamente recontar a própria história.

Cabe-nos, então agora, ao olharmos para frente, com as devidas lições aprendidas, torcendo para que quer sejam com derrotas, quer sejam com vitórias, saibamos construir um futuro vencedor, mas sobretudo isento de injustiças.
Nosso craque David Luiz
O Choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã
Salmo 30:5

Encerro, com uma frase que creio que resgata tanto o Maracanazo ocorrido em 1950, como serve de lição para os nossos guerreiros que saíram perdedores nesta Copa do Brasil em 2014. 
Quem não aprende com a própria história está condenado a repeti-la? 
Quanto a nós torcedores deste apaixonante esporte chamado futebol, independente do resultado, estaremos festejando ou chorando juntos com vocês.
Derciley um torcedor brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário