sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O comportamento, o caráter e o tratamento na igreja

O grande problema da igreja atualmente é querer separar espiritualidade de comportamento. Mas a questão é que a vida espiritual não pode ser dissociada de caráter e nem a igreja ser considerada lugar de entretenimento e sim de tratamento.

Só que lamentavelmente vivemos em um tempo em que pessoas insistem em ser destaque nas igrejas, sem aceitarem ser confrontadas e tratadas e isto pode ser qualquer coisa: misticismo, gnosticismo, antinomismo, materialismo, estrelismo, mau-caratismo, secularismo; não tendo nada a ver, entretanto, com cristianismo. 

Conheci pessoas em algumas cidades onde morei que tinham algumas características citadas acima, mas que quando avaliadas no crivo da Palavra de Deus, não tinham nada de cristãs. 

Desejo exemplificar estas característica com fatos ocorridos na minha trajetória, usando nomes fictícios e preservando os lugares, afirmo, no entanto, que os fatos são reais ou misturas de fatos que testemunhei:

Crentes misticistas: Conheci em um certo lugar o pregador Dionísinho, ele ungia todo lugar onde ele passava, orava as pessoas impondo as mãos no calcanhar, mas não passou muito tempo descobriram que: ele que era casado e motorista de ônibus,  tinha um caso com duas meninas de menor e que eram passageiras frequentes das suas viagens, resultado largou a mulher e deixou a igreja.

Crentes gnosticistas: Conheci em outra cidade uma "irmã" que era requisitada em sua igreja por que entregava profecias ou melhor "profetadas". A Afrodileia Imaculada, usava o cabelo e o vestido compridos com mangas também compridas, mas na sua igreja todos sabiam que ela tinha um caso com o cunhado, o qual esperava o seu irmão sair de casa e chegava para se aproveitar da liberalidade da Afrodileia. A filosofia que imperava naquela comunidade era: "Sabe como é? A carne é fraca né!". 
Os gnósticos pensavam exatamente assim o importante era o espírito, pois a carne para eles para nada prestava. Fui embora daquele lugar e não fiquei sabendo qual o fim que o líder espiritual da Afrodileia Imaculada deu àquela situação.  

Crentes Antinomistas: Passei por um outro lugar que tinha uma jovem que ministrava louvor; era a Marcianinha que cantava como uma cigarra!  Só que ela não aceitava que o louvor fosse restringido com tantos cânticos quanto possíveis que se encaixassem dentro do horário, dando-se tempo hábil para a pregação e etc. Os irmãos adultos sempre me procuravam reclamando que não aguentavam de tanto ficarem em pé no culto por que a Marcianinha não aceitava que os irmãos ficassem sentados. Tive que corrigi-la, mas ela não aceitou, a princípio, por que segundo ela o culto tem que ser dirigido pelo "Espírito" e não por homens. Tive que aplicar a esta situação o que está escrito na Bíblia: 
Efésios 4:11-13  
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Ou seja, Deus chamou homens para aperfeiçoar as Marcianinhas da igreja. Este tipo de gente nas igrejas que não aceitam normas são muitas vezes até sem saber, adeptos do antinomismo cujo significado é contra lei, contra normas. Mas a verdade é que Deus levantou homens sim, sob a orientação do Espírito Santo para estabelecer normas e fazer com que tudo transcorra com decência e ordem. 

Crentes materialistas: Nesta mesma igreja as coisas não eram fáceis porque além da Marcianinha o seu irmão o Carlinhos era um dos instrumentistas  que dava a hora da mensagem, saia para fora do templo para tomar uma fresca. Entendeu a dificuldade? A música rolava até a igreja não aguentar e depois quem não aguentava ficar para ouvir a pregação era o Carlinhos o irmão da Marcianinha a mesma que não gostava de normas, isto sem contar com o Henrique e o Máximo que eram os donos dos instrumentos e que além de não contribuírem na Casa do Senhor diziam que: A igreja é que deveria pagá-los por que eles estavam "prestando um serviço para a igreja". E o pior,  depois me confidenciaram que tocavam na igreja, mas ganhavam uns extras também tocando nas noitadas.
  
É bom afirmar que Marcianinha, Carlinhos, Henrique e Máximo são todos hoje meus amigos, mas foram todos para o tratamento sendo disciplinados e alguns restaurados, graças a Deus.        

Crentes estrelistas: existia também um cidadão em um lugar por onde passei há muito tempo que se vestia igual a um cantor pop, que tinha os trejeitos do cantor pop e que decidiu ministrar louvor com músicas no estilo do cantor pop. Vou chamá-lo de Maicão. Pior que o cidadão resolveu cantar com o mesmo chapeuzinho  e etc. E aí me perdoem, mas não deu! Até aceito a ideia de adquirirmos estratégia para levar o evangelho a todos, pois o apóstolo Paulo afirmou: 
1 Coríntios 9:22
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.    
Mas como nos faz entender o próprio apóstolo, estratégias são meios e não fins. Não me venham os Maicões equivocadamente argumentarem e fazerem da igreja um circo de palhaços, palco de shows ou um trampolim para "o sucesso", pois eu contra-argumento com um pensamento que não é meu, mas de um dos maiores pensadores da igreja de todos os tempos:
Charles Spurgeon
"A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade"
Assim sendo, tive que falar para o Maicão. tirar o seu "cavalinho da chuva" ou melhor, tirar o seu chapeuzinho da cabeça e respeitar o ambiente sagrado da adoração e do louvor que deve ser exclusivamente para Aquele que é a unica "Estrela da Manha" - Jesus Cristo o Rei dos reis o Senhor dos Senhores.  Apocalipse 22:16

Crentes mau-caratistas:  Pensando nesta classe de pessoas me veio à mente um cidadão de uma igreja x que conheci em um determinado lugar cuja esposa era da minha igreja; vou chamá-lo de Wolf.  Ele andava de terno e gravata até para ir ao mercado, não aceitava que a mulher visse televisão e ficava ligado no rádio o tempo todo no programa do seu "missionário". Só que a sua esposa não aguentou mais e acabou se separando do cara, pois era um completo mau-caráter que praticava coisas que prefiro não citar aqui. enfim, atitude dele era semelhante a dos fariseus reprovados por Jesus, vejamos:
Mateus 23:27
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. 
Culto show em uma igreja americana
Crentes  secularistasMorei ainda em um lugar em que as pessoas eram de boa fé, mas não tinham muito entretenimento. E não demorou muito para vários  crentes incautos, sem ter lugar para comer pipocas, dançar e jogar futebol, encherem uma igreja nova do "estilo show" que estava bombando na cidade. Entre elas foi o Nicholas, alegando que as igrejas somente tem atividades para velhos, mal sabendo ele que igreja não é lugar de entretenimento, não é cinema, não é circo, não é teatro, não é danceteria... mas ele não entendeu e lá se foi curtir.  Deus tenha misericórdia do Nicholas

É interessante observar como nos fóruns de justiça de qualquer cidade as pessoas têm que se apresentar vestidas decentemente, quer sejam jovens ou velhos,  e no ambiente de trabalho também as pessoas tenham que se apresentar vestindo adequadamente, mas os Nicholas, não conseguiram enxergar que podem entrar de short, camiseta, boné e se o clima esquentar sei lá como podem entrar nestas igrejas secularizantes?

 Infelizmente os Nicholas estão caminhando para um mundo sem volta, com o argumento do "Não tem nada a ver". Para estes incautos, se é que a Bíblia, ainda faz algum sentido,  deixo estes versículos:  
Romanos 12:2
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
2 Timóteo 4:10 a
pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica.
1 João 2:15
Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 
É uma pena que os Nicholas, assim como foi o Demas dos tempos de Paulo por seguirem a secularização, não terão tempo para aprender que século, mundo no grego (é o sistema mundial em vigor, a presente era corrompida), e que tem um deus que não é o Nosso Deus. Quem é então? Vejamos:
 2 Coríntios 4:4
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 
Mas, não fiquei tão desanimado assim, pois maior foi o número de cristãos de verdade que encontrei do que de Dionisinhos, Afrodileias Imaculadas Maicões e Wolfs.

Encontrei muitas pessoas que levam a sério a vida espiritual e que embora sem saber o que significa metanoia, experimentam em Cristo uma verdadeira mudança de mente, que consequentemente, lhes têm gerado um novo comportamento vivendo o que afirma a Bíblia:
2 Coríntios 5:17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
É bom ainda afirmar que muitos destes irmãos também gostavam de se divertir, de ir ao shopping, comer pipocas, mas entendiam que há um tempo determinado para todas as coisas e assim sendo reconheciam que na casa do Senhor não é lugar de entretenimento mas de reverência e de respeito.

Abraços a todos.

Nomes fictícios que foram citados neste texto:
Dionísinho:  De  Dionisio um dos mentores do misticismo nos primeiros séculos tendo sido citado no Concílio de Constantinopla em 538 D.C. Muitas lendas são citadas sobre o seu nome que por não ser o nosso propósito não serão citadas aqui. 
Afrodileia Imaculada:  De Afrodite, deusa grega do sexo, com junção de Imaculada, nome que significa sem pecado. 
Marcianinha:  De Marcião, mentor do antinomismo nos primórdios da igreja  este herege negava qualquer importância real e espiritual ao Antigo Testamento, sendo para ele consequentemente desde a Lei até os profetas, tudo considerado irrelevante e sem mais importância a partir de Cristo, por meio do qual fora estabelecida uma nova relação com os homens.
CarlinhosHenrique e Máximo: Fiz uma composição com o nome e sobrenomes de Karl Heinrich Marx, o mentor do materialismo moderno e que cria que as pessoas economicamente carentes devem realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e trazer a mudança sócio-econômica. Ele afirmou que a religião é o ópio da humanidade.
Maicão: Fiz alusão ao nome de Michael Jackson famoso cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador americano, considerado o rei do pop. Embora eu seja admirador  do seu talento, penso que a igreja  não precisa imitar a ninguém que seja,
pois Deus dá talentos aos seus filhos para cantarem na igreja e cada um tem a sua qualidade individual.
Wolf: É a tradução para o inglês da palavra lobo. 
Nicholas: É o nome do filho de Harvey Cox, americano mentor da teologia da secularização que defende a tese de que: "Deus é tão presente no secular como nas esferas religiosas da vida". Segundo ele: Longe de ser uma comunidade religiosa de proteção, a igreja deve estar na vanguarda da mudança na sociedade, comemorando as novas formas de religiosidade e encontrar expressão no mundo. Enfim, para ele a igreja e o mundo devem andar de mãos dadas e da mesma forma que o mundo canta, dança e se veste, etc. a igreja deve também fazê-lo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário