sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A Palavra de Deus e seus mensageiros – amados ou odiados!

Jeremias 36:1-4
No quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias: "Pegue um rolo e escreva nele todas as palavras que lhe falei a respeito de Israel, de Judá e de todas as outras nações, desde que comecei a falar a você, durante o reinado de Josias, até hoje. Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniqüidade e o pecado deles". Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo, conforme Jeremias ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado.

Rolo antigo das Escrituras Sagradas
O mês de dezembro é marcado por algumas datas relevantes, entre elas o DIA DA BÍBLIA.

Para alguns que não sabem, ainda que sendo a Bíblia o best-seller da humanidade, é paradoxalmente o mais odiado livro em todos os tempos, sendo entretanto, o mais amado por outras pessoas. Lembro-me de cenas de povos que choraram quando receberam este livro, mas não me esqueço de pregadores e leitores sendo mortos por pregá-lo.

O texto bíblico acima do profeta Jeremias, ao qual Deus deu a difícil incumbência de escrever um rolo com advertências ao Rei Jeoaquim e à sua corte nos leva, nas suas entrelinhas, a algumas indagações, às vezes difíceis de serem respondidas:

O que é e o que não é palavra de Deus, o que é e o que não é mensagem de Deus pregada?
1º. A Palavra de Deus quer guiar: é uma lâmpada:
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105

Deus desejava por sua Palavra, usando um então impopular profeta, desviar o Rei Jeoaquim do precipício para o qual caminhava a passos largos, mas infelizmente o herdeiro do trono da casa de Davi estava com o coração endurecido, de tal modo que preferiu andar na escuridão e incerteza, à ser guiado pela luz da Palavra de Deus.

2º. Mas quando homens de coração duro como Jeoaquim, preferem ouvir o que não é palavra de Deus, não se deixando guiar pela luz, a Palavra de Deus para ele tem que ser um martelo.


E foi exatamente o que asseverava em seu tempo Jeremias a respeito do que não é e do que é a Palavra de Deus, ou seja ela é um martelo que despedaça a rocha, assim como ele mesmo afirmou:
Jeremias 23:26 Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? 27 Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal... 29 "Não é a minha  palavra como o fogo", pergunta o Senhor, "e COMO UM MARTELO que despedaça a rocha?

Somos ainda diante destas considerações, levados a outra indagação que é: qual a função real
Billy Graham, o maior pregador da Bíblia no século XX
do mensageiro da Bíblia? É ser popular
? É ser agradável? É ser erudito? Creio que a resposta deva ser: não necessariamente.

Deus não quis contar com homens como Amós, por exemplo, que mesmo não sendo pessoa especialista em oratória, ou agradável aos ouvintes, denunciaram em seus dias a injustiça social e a corrupção impregnadas no meio do seu povo?
Amós 7:14 Amós respondeu a Amazias: “Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. 
E o que ainda poderíamos dizer sobre a aridez da mensagem de Naum, sobre a rispidez da mensagem de João Batista convidando homens ao arrependimento e os chamando de raça de víboras? Ou sobre o desafio de um Pedro convidando os seus contemporâneos ao arrependimento, afirmando que eram assassinos do Messias?

A partir daí, entendo alguns porquês de a Palavra de Deus ser ora amada, ora odiada, pois receber as suas promessas para alguns pode ser doce como o mel (Salmo 119:103), mas como foi o caso de Jeoaquim, receber os seus confrontos pode ser para outros, motivo de ódio, aversão, indiferença, desprezo, e isto tanto em relação à mensagem quanto ao mensageiro da mesma.
Jeremias foi posto numa cela subterrânea da prisão, onde ficou por muito tempo. Jeremias 37:16
Procuraram fazer minha vida acabar na cova e me jogaram pedras. Lamentações 3:53

O Reverendo Pastor Augustin Hakizimana
Um ilustre e simples pregador
http://www.ministerioamigosdecristo.com.br/noticia72.html
acessado em 19/12/2015
Vejo inclusive hoje, grande apreço por pregações de “entretedores de plateias” (sendo alguns bons candidatos a stand up comedy), vejo  também simpatia por pregadores de mentiras, ilusões da própria mente, imaginações de sonhos, como afirmava Jeremias; mas infelizmente muito desprezo por denúncias impopulares da Palavra de Deus, assim como foi a atitude do Rei Jeoaquim em relação às palavras proferidas ao seu respeito:
Jeremias 36:22 Ora, era o nono mês e o rei estava assentado na casa de inverno, e diante dele estava um braseiro aceso. 23 E havendo Jeúdi lido três ou quatro colunas, o rei as cortava com o canivete do escrivão, e as lançava no fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro. 24 E não temeram, nem rasgaram os seus vestidos, nem o rei nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras.

Desejo ainda afirmar que quando o homem se torna inguiável, inquebrantável, Deus não abre mão de usar sua Palavra como uma espada cortante que normalmente fere, mas que também expõe as entranhas das intenções do coração humano:    
Hebreus 4:12. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos do coração  

Concluindo então esta reflexão, afirmo que não adianta desprezar a Bíblia e seus profetas como o fez o Rei Jeoaquim, pois ao seu tempo devido, Deus se imporá e falará exatamente o que ele quer falar:
Jeremias 36:32 Tomou, pois, Jeremias outro rolo, e o deu a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, enquanto Jeremias ditava, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado no fogo; e ainda se lhes acrescentaram muitas palavras semelhantes.

Ah! É do seu interesse saber qual foi o fim de Jeoaquim? Exatamente como a Palavra falara ao seu respeito:
A Bíblia para todos os povos, tribos, etnias
https://mundoevangelizado.wordpress.com/tag/biblia
/

acessado em 19/12/2015
Jeremias 22:18 Portanto assim diz o SENHOR acerca de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá: Não o lamentarão, dizendo: Ai, meu irmão, ou ai, minha irmã! Nem o lamentarão, dizendo: Ai, senhor, ou, ai, sua glória! 19 Em sepultura de jumento será sepultado, sendo arrastado e lançado para bem longe, fora das portas de Jerusalém.


E sobre a morte do profeta Jeremias, você ouviu contar alguma coisa?  

Segundo uma tradição do judaísmo, este mensageiro da Palavra teria sido apedrejado até a morte pelo seu próprio povo no exílio no Egito. Enfim, a lição que podemos disto extrair, se é que é verdade este fato, é que os mensageiros de Deus, nunca tiveram privilégios, somente o dever de transmitir a verdade doa quem doer, exatamente como Deus quer que eles o façam.  



Eu amo a Bíblia Sagrada e os seus verdadeiros mensageiros! 

Abraços!

Derciley

Nenhum comentário:

Postar um comentário