segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A hipocrisia, o caráter discreto no agrado a Deus e as recompensas na vida

Dwight Lyman Moody afirmou que a “reputação é o que as pessoas pensam ao meu respeito. Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando”.

Recentemente estive refletindo não somente sobre esta frase, mas, sobretudo nas palavras de Jesus que estão registradas em Mateus 6:1-4 e que destacam a hipocrisia do fariseu, as atitudes discretas da vida do cristão e a recompensa recebida por ambos.

Confesso que analisei as palavras enfáticas do Senhor Jesus em relação às atitudes sinceras que devem ser adotas pelos seus sinceros discípulos e o fiz com muita reverência, não somente nestes versículos, mas em todo o seu contexto. Destaco aqui só a título de exemplo o texto a seguir:
Mateus 6:4.  Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

E porque Jesus declarou estas palavras?
·         Não é difícil constatar que naqueles tempos era comum a classe religiosa dominante gabar-se de sua liberalidade, que de fato não expressava uma sincera misericórdia, mas sim uma mera ostentação com fins de autopromoção;
  1. Assim sendo, com estas declarações Jesus denunciou veementemente os fariseus por este tipo de prática hipócrita,
  2. E fazendo isto, os expos; não somente tirando suas máscaras da hipocrisia, como também questionando suas reputações pelas quais zelavam tendo como fim o serem bem vistos diante da opinião pública.
  3. É interessante notar como Jesus se aproximou de todas as classes sociais, ricas e pobres,  excluídas e degradadas, dando lhes a oportunidade de sinceramente voltarem para Deus, entretanto sua posição em relação a estes que ele chamava de hipócritas, exacerbou-lhes o ódio, fazendo-os por fim levarem o Nosso Senhor,  à cruz. 
Afirmo ainda que, ao caminhar nas páginas da Bíblia, sempre percebi que uma das coisas mais reprovadas por Deus é a pessoa tentar aparentar aquilo que não é, e no caso destas recomendações de Jesus naqueles dias, como ele foi profundo em suas palavras, reprovando aquele sistema!

Desta forma, Jesus como ninguém jamais tinha feito, penetrou nas vísceras daquele sistema carcomido pela falsidade e pela insinceridade, o expondo e o reprovando, comparando os seus adeptos à sepulturas caiadas, ou seja, por fora os mesmos se ornavam como belas edificações, mas no íntimo ocultavam as mais repugnantes podridões.  Mateus 23:27.

Assim sendo, penso que para Jesus:
  1. Pior do que um publicano Zaqueu - corrupto aos olhos da sociedade, mas com desejo de limpar-se,
  2. Era um fariseu - conceituado aos olhos da sociedade, mas que gozava deste status por vestir a máscara da hipocrisia que lhe conferia o prazer da ocultação da sua vileza.
Ou seja, é preferível a sinceridade que denuncia a vulnerabilidade, à hipocrisia que enaltece a grandeza que não se possui. E desta forma, apesar de todos os problemas que advenham da exposição do que é real, ainda sim vale a pena ser autentico e sincero.

E não foi exatamente assim com Jacó que teve que atravessar o Val do Jaboque para uma luta sem nenhum artifício ou reserva do seu Eu? Ou com Davi ao compor o Salmo 51 após a sua degradação moral e exposição pelo profeta Natã? Ou com Pedro ao chorar amargamente, após ocultar descarada e desesperadamente o seu vínculo com o seu Senhor? E com tantos outros que tiveram que tirar as suas máscaras da hipocrisia e apresentarem-se com as almas desnudadas perante Aquele que tudo sonda e tudo vê?

 Concluo enfim, refletindo nestas palavras e me auto examinando, anelando por uma vida sincera e isenta de hipocrisia, esperando pela boa recompensa e o faço deixando uma das pérolas deste ensinamento do Mestre dos mestres – Jesus de Nazaré.   Mateus 6:2-3 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário